ANIVERSÁRIO

Entrega de medalhas marca os 66 anos da Escola Superior de Guerra

Entre civis e militares, 46 personalidades e cinco instituições receberam a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias
Publicada em: 21/08/2015 10:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Escola Superior de Guerra (ESG) celebrou 66 anos com uma cerimônia militar de entrega de medalhas na quinta-feira (20/08). A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, foi realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Para marcar a data, a ESG homenageou 46 personalidades e cinco instituições - entre elas, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - com a imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. A comenda, que homenageia o primeiro comandante da escola, é concedida a organizações e personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes na área de segurança e defesa.

A medalha foi a primeira condecoração da carreira da   Tenente Mariana da Fonseca Martins, que é do quadro de Intendência e trabalhou na área de finanças da ESG. A militar conta que ficou satisfeita com a distinção. "Procuro me esforçar ao máximo para cada tarefa que recebo e a medalha coroa esse esforço diário", afirma.

Outro condecorado foi o Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez. O oficial-general afirma que o Ministério da Defesa, onde trabalha, tem atuado junto à ESG para aumentar a capacitação de recursos humanos nas áreas de interesse. É o que vem acontecendo, segundo o oficial-general, por meio do campus da ESG em Brasília. "É uma honra receber esta homenagem de uma instituição que é referência", afirmou.

  Em seu discurso, o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, destacou os desafios nos quais a instituição vem trabalhando, como a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu para formar especialistas nos campos de segurança internacional e defesa e de um corpo permanente de profissionais. "Se hoje desfrutamos de respeito nacional e internacional, é porque nos solidificamos, ao longo dos anos, nas bases assentadas por nossos antecessores", disse o comandante.