INTENDÊNCIA

Entrega de prêmios de gestão marca cerimônia no RJ

Gestão de áreas de pagamento, abastecimento e serviço social estimula aperfeiçoamento de sistemas
Publicada em: 21/08/2015 14:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  DCIA entrega dos prêmios nas áreas de assistência social, pagamento de pessoal e subsistência marcaram a solenidade de 70 anos da Intendência da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade militar realizada nesta sexta-feira (21/08), no Rio de Janeiro, também homenageou um dos ex-comandantes da Diretoria de Intendência da Aeronáutica (DIRINT). Leia Ordem do Dia aqui.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, e contou com demonstração de paraquedismo da equipe Falcões.

A iniciativa de destacar as ações das unidades foi promovida pela Diretoria de Intendência da Aeronáutica (DIRINT). O objetivo é intensificar a qualidade do trabalho realizado pelas unidades da FAB. “Todos os prêmios visam estimular a disputa saudável entre as organizações, no sentido de melhorias e aperfeiçoamentos dos processos dos sistemas em questão”, explica o adjunto do Gabinete de Intendência, Coronel Marcos Antonio Lopes Mendes.

A avaliação foi feita com base no desempenho das unidades entre os meses de julho de 2014 e junho de 2015. Este é o primeiro ano da premiação. 

Homenagem - O Major-Brigadeiro Intendente da Reserva Denizart Lustosa Ribeiro, que comandou a DIRINT entre 2001 e 2004,  trabalhou por 45 anos na Aeronáutica. O oficial-general comparou a atuação da intendência hoje com os anos 60. “A evolução é constante. A guerra moderna implica mais eletrônica, acontece à distância, mas de qualquer forma a gente precisa realmente preparar os militares”, avalia.

Conheça as iniciativas que renderam prêmios às unidades da Aeronáutica:

  DCIServiço social - O destaque na Gestão de Serviços de Assistência Social foi recebido pelo Grupamento de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos (GIA-SJ). Os critérios envolvem abrangência das ações, relevância do trabalho, inovação e satisfação dos usuários.

Desde que foi criado, há cerca de cinco anos, o núcleo de serviço social no Grupo de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos (GIA-SJ) priorizou atividades de grupos e com foco na prevenção. Teatro, equoterapia, palestras informativas sobre doenças, trânsito e transição para reserva remunerada estão entre as ações desenvolvidas. Militares da ativa e reserva, funcionários civis, crianças, jovens, idosos, alunos dos institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) formam o grupo de aproximadamente cinco mil pessoas com potencial de atendimento por este que é um dos dez núcleos de serviço social da Aeronáutica em todo o País.

De acordo com o Comandante do GIA-SJ, Coronel Intendente João Alberto Gaviolli, o trabalho é considerado referência no âmbito do Comando da Aeronáutica pelo órgão central do serviço social, a Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE). “Eu já trabalhei em outras unidades, mas aqui pude verificar todo o potencial que um serviço social pode ter”, afirma.

Pagamentos - Na área de Execução de Pagamento de Pessoal, o vencedor foi o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de J  DCIaneiro (PAME-RJ). Para isso, os aspectos avaliados foram cumprimento de prazos e formalísticas padronizadas pela Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP) relativos a cancelamento de descontos, bloqueio e reversão de pagamentos, folha extraordinária e prestação de contas, entre outros.

Para o Agente de Controle Interno da SDPP, Major Aloísio da Conceição Maciel, a premiação traz muitos benefícios. “Observamos maior contato entre SDPP e as unidades pagadoras com a finalidade de corrigir falhas e ascender na avaliação, melhoria no cumprimento dos prazos e redução de erros nos processos”, explica.

No ano passado, o PAME-RJ foi destaque entre as unidades subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) como a melhor execução orçamentária. Cerca de 80% do plano setorial previsto foi executado e pago ao longo de 2014. 

De acordo com o Diretor do PAME-RJ, Coronel Dalmo José Braga Paim, esse prêmio é o reconhecimento ao esforço de toda equipe da área administrativa e gestão. “Adotamos uma gerência proativa, com reuniões semanais onde são apresentados todos os processos que estão em andamento”, explica. 

  DCISubsistência - A Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte, foi premiada com o Destaque na Gestão de Subsistência, área responsável pela alimentação dos militares. A BANT foi a primeira colocada considerando-se os seguintes indicadores: relação consumo/receita, modo de aplicação de recursos para eventos e atividades de apoio, estoque, disponibilidade total, organização e planejamento das atividades, além do monitoramento microbiológico.

A BANT serve diariamente cerca de  2 mil refeições ao efetivo de todas as unidades sediadas na localidade, além de prover alimentação a 300 crianças que frequentam o Programa Forças no Esporte (PROFESP). Uma equipe formada por 98 pessoas, divididos em duas cozinhas e três refeitórios, atende à demanda.

De acordo com o Comandante da BANT, Tenente-Coronel Antonio Santoro, o prêmio da Subdiretoria de Abastecimento (SDAB) é um reconhecimento ao trabalho em equipe realizado pelo efetivo do rancho, que tem como base a convicção de que este é um serviço essencial para o bem estar e bom rendimento de todos. "Atribuo esse importante prêmio à sinergia e ao comprometimento de nossa equipe, que não medem esforços para superar os desafios diários", avaliou. "O segredo, ou melhor, o tempero utilizado é o amor com que nossos profissionais realizam suas atribuições diárias: esse é o nosso grande diferencial", comparou.

Cerimônias pelo Brasil  Soldado Lucas

São José dos Campos (SP) -  A cerimônia alusiva ao Dia da Intendência aconteceu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O evento foi presidido pelo Diretor, Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva.  A solenidade, realizada na Praça Santos Dumont, contou com a presença de oficiais generais e demais autoridades.

                                                                                                                                                                                                                                                      Brasília – Na capital federal, a cerimônia em homenagem ao Dia da Intendência foi   realizada na Base Aérea de Brasília (BABR). A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto.