QUALIDADE

Em SP, laboratório de análises clínicas de hospital da FAB obtém nova certificação

Categoria Platina foi alcançada após conceito de excelência ser mantido por 15 anos
Publicada em: 19/08/2015 14:03
Imprimir
Fonte: NuHFASP

  O Laboratório de Análises Clínicas do Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) recebeu o certificado de excelência laboratorial na categoria platina. A denominação é emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

A categoria platina foi concedida após o laboratório ter mantido o conceito de excelência por 15 anos consecutivos.

"Esta conquista reafirma a qualidade das análises clínicas realizadas aqui, fruto do trabalho incansável de nossa equipe”, avaliou o Coronel Farmacêutico João Vicente de Oliveira, Chefe da Divisão Farmacêutica do hospital. O militar também destacou o apoio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e da Direção do NuHFASP, responsáveis por prover os meios para que as instalações, os equipamentos e os reagentes utilizados sejam de alta qualidade e recebam uma manutenção técnica precisa e eficaz.

Na avaliação do hospital, o certificado também reflete a preocupação com a qualidade, ética profissional e responsabilidade com os exames realizados.

O laboratório está inscrito nesse programa de qualidade desde 1999. Em 2005 conquistou o certificado na categoria prata e cinco anos depois, o ouro.

Avaliação e controle de qualidade - O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência é constituído de uma série de amostras-controle que o Programa envia mensalmente aos laboratórios participantes. Os testes avaliam a precisão e a exatidão das análises realizadas.

Cada laboratório recebe um kit contendo amostras de materiais biológicos (sangue, urina e outros). As quantidades de substâncias presentes são desconhecidas. São avaliadas a precisão e a exatidão analíticas na realização de exames laboratoriais. Na avaliação é feita uma média global dos Ensaios de Proficiências realizados, obtida pelo cálculo percentual entre os acertos e os erros. Um dos requisitos para a Certificação é considerar, no mínimo, onze avaliações realizadas no período de um ano.

Saiba mais sobre o programa - O PNCQ é uma empresa técnico-científica vinculada à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, que emite anualmente cinco categorias de Certificados de Excelência Laboratorial (Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante). Os certificados são concedidos aos laboratórios participantes que obtiverem a classificação “Excelente” durante 3, 5, 10, 15 e 20 anos consecutivos, respectivamente.