ANIVERSÁRIO

Em mês de conquistas no Pan, Comissão de Desportos da Aeronáutica celebra 48 anos

Unidade é responsável pelas atividades físico-esportivas da Aeronáutica e atletas de alto rendimento
Publicada em: 03/08/2015 13:30
Imprimir
Fonte: CDA

Coronel Júlio e crianças do programa Forças no Esporte  1S SDE XavierDois dias após o encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) celebrou seu 48º aniversário com uma cerimônia militar que homenageou os atletas militares medalhistas em Toronto. O evento foi realizado na última quarta-feira (28/07), na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ).

Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que conquistaram medalhas no Pan foram representados pelo medalhista de ouro na prova de tiro, o Coronel Júlio Antonio de Souza e Almeida. O militar posou para fotos junto com as crianças  que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP) na UNIFA.

O Time Brasil no Pan contou com a participação de 39 atletas da FAB.

Durante a solenidade, presidida pelo Comandante da UNIFA e presidente da CDA, Major-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, também foram prestadas homenagens à equipe feminina de basquete da Força Aérea Brasileira – campeã mundial militar em competição organizada pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), realizada na França. 

O vice-presidente da CDA, Coronel Márcio Ronaldo Rocha, considera este um momento muito importante na história do desporto no Brasil e comenta o papel da CDA no contexto. “Graças ao apoio e incentivo recebido pelo Ministério da Defesa, Ministério dos Esportes e Universidade da Força Aérea, as transformações estão ocorrendo, mediante parcerias com Comitê Olímpico e Paralímpico e Confederações desportivas. Isso possibilita um desenvolvimento na área científica, social e desportiva, inclusive a implantação do Programa de Atletas de Alto Rendimento, que este ano trouxe muitos louros para o Brasil”, avalia o Coronel Rocha.

Os atletas de alto rendimento das Forças Armadas conquistaram 67 das 141 medalhas alcançadas pelo Brasil no Pan de Toronto. E as equipes já sEquipe de Basquete homenageada  1S Xaviere preparam para um novo desafio: mais de 70 atletas da FAB participarão da sexta edição dos Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM), que será realizada na Coreia do Sul entre 30 de setembro e 11 de outubro deste ano.

Comissão de Desportos - Responsável por orientar e coordenar as atividades físico-esportivas do efetivo da Aeronáutica, a CDA controla a instrução de educação física e aplicação dos testes de avaliação do condicionamento físico; promove os esportes militares e representa o Comando da Aeronáutica junto à Comissão Desportiva Militar do Brasil, entre outras atividades.

“A CDA apoia e promove não só a educação física militar, mas também o desporto militar e civil, nas suas diversas modalidades, atuando inclusive na integração social de militares portadores de necessidades especiais, jovens e crianças que são oriundos de programas sociais, estimulando a prática sadia da atividade física”, ressalta o Coronel Rocha.

Programa Segundo Tempo - No CDA, o Programa Segundo Tempo – um projeto do governo federal que leva crianças a terem atividades no turno inverso às aulas na escola – atende mais de 100 alunos de 10 a 17 anos em três dias da semana. Seis militares e servidores civis estão envolvidos na organização das atividades esportivas e palestras sócio-educativas oferecidas às crianças e adolescentes.