TECNOLOGIA

Esquadrilha da Fumaça adota sistema de planejamento de missões aéreas

Nova aeronave A-29 Super Tucano permite registrar dados de voo que podem ser visualizados em ambiente 3D
Publicada em: 15/07/2015 07:45
Imprimir
Fonte: IEAV/Agência Força Aérea

Dados de um voo de treinamento da Esquadrilha da F  IEAVA aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos. Um deles é o registro de dados de voo pelo computador de bordo, cujos arquivos podem ser interpretados pelo Sistema de Planejamento de Missões Aéreas (PMA), usado para planejar atividades de voo, em missões conjuntas, manobras ou ações rotineiras.

O PMA permite visualizar os dados em 2D, em que é possível ver o voo com as referências no solo, e em 3D.

“A Esquadrilha poderá utilizar o software para avaliar a precisão de suas acrobacias e o efeito visual das mesmas, uma vez que o PMA é capaz de fornecer visualizações tridimensionais dos voos das aeronaves”, explica o Capitão Diego Geraldo do Instituto de Estudos Avançados (IEAV).

O IEAv, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desenvolveu o software também usado em todas as unidades aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) em debriefings após o voo, como, por exemplo, validar o resultado de um combate. “O EDA realiza muitos deslocamentos ao longo do ano para cumprir o calendário de apresentações e o PMA pode auxiliar no planejamento dos translados aéreos”, finaliza.

Na segunda quinzena de junho, dois pilotos estiveram no Instituto para aprimorar o conhecimento das funcionalidades disponíveis do software, especialmente a parte 3D.

“Com a reprodução em 3D, o piloto consegue refazer o voo virtualmente o que lhe permite lembrar os acontecimentos com mais detalhes para tirar as lições de aprendizado. A ferramenta ajuda a reavivar a memória do piloto”, afirma o Tenente Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, piloto da posição ala esquerda externa da Fumaça.

Segundo o Chefe da Navegação da Esquadrilha da Fumaça, responsável por planejar os deslocamentos do grupo para as apresentações, o software gera significativa economia de tempo e recursos humanos. “O trabalho que eu precisava de um dia para fazer manualmente, o programa nos ajuda a executar em aproximadamente uma hora, além de oferecer mais confiabilidade dos dados”, exemplifica o Tenente Gasparelo.

A próxima apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para o dia 23 de agosto na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).