FORÇAS NO ESPORTE

100 crianças encerram primeiro semestre de projeto social em Barbacena

Escola Preparatória de Cadetes do Ar encerra primeiro semestre do Programa Forças no Esporte 2015
Publicada em: 12/07/2015 08:20
Imprimir
Fonte: EPCAR

Alunos encerram primeiro ciclo  1S Leopoldo“O que eu mais gostei foi marchar e aprendi também que não se deve fumar nem usar drogas”. A frase é de Fernanda, de 12 anos, uma das cem crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos que no último dia 6 de julho encerraram o primeiro semestre de atividades do Programa Forças no Esporte em Barbacena (MG).

Na cidade, o programa é realizado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e neste ano contempla alunos da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, localizada no bairro Ipanema, área de vulnerabilidade social.

“Este programa veio somar para a escola, pois os alunos tem uma grande oportunidade de realizarem atividades novas. O que é ensinado sobre a parte disciplinar e o respeito com o outro é muito importante. Além do cuidado e atenção que as crianças tem por parte da equipe que trabalha com eles”, disse a diretora da escola, Edinéia Luciane de Condé, durante a solenidade de encerramento do semestre.

Os estudantes tiveram aulas na EPCAR de inglês, português, raciocínio lógico-matemático e informática, além de praticarem futebol, atletismo, futsal, vôlei, corrida de orientação e basquete. Também aconteceram atividades de musicalidade, xadrez, artes, brincadeiras, capoeira, agroecologia e ordem unida, além de palestras sobre autoestima, motivação, valores éticos e morais, etiqueta e trabalho em equipe.

No âmbito do programa, a EPCAR oferece suas instalações, como refeitório, salas de aulas, auditórios, laboratórios, ginásio poliesportivo, biblioteca, pátios e vestiários, além do seu efetivo de civis e militares. Os estudantes beneficiados também passaram por avaliação médica e receberam atendimento psicopedagógico.

Durante a solenidade de encerramento do semestre, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco reiterou a importância da parceria entre a família, a escola e a EPCAR.

Desenvolvido em todo o País pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, o Programa Forças no Esporte tem como objetivo contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes de áreas de riscos sociais através da prática esportiva e de atividades complementares. Em Barbacena, as atividades do segundo semestre começam no dia 03 de agosto.