EDUCAÇÃO

Unidade da FAB promove concurso literário para jovens de MG

Cerca de 60 trabalhos foram redigidos por jovens do 9º ano do ensino fundamental
Publicada em: 07/07/2015 07:50
Imprimir
Fonte: Seção de Comunicação Social do PAMALS

Ganhadores do Concurso Literário com o Brig Carlos  Sgt DomingosO Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) organizou um concurso literário para os estudantes da 9ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Tiradentes de Lagoa Santa (MG). As melhores redações foram premiadas no final de junho. O objetivo foi incentivar o hábito da leitura e da escrita entre os alunos do ensino fundamental.

Cerca de 60 crianças participaram do concurso e tiveram duas semanas para finalizar a redação com o tema “o PAMA-LS na história da cidade de Lagoa Santa”. Segundo a diretora da escola, Tânia Francisco, iniciativas como essa ajudam a melhorar o aprendizado dos jovens. “O concurso foi uma oportunidade para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita”, afirmou.

A primeira colocada, Giovanna Brasil Costa, escreveu um texto com o 1º Colocada recebendo homenage do Brig Ar Carlos E  Sgt Domingostítulo "PAMA - Ampliando Horizontes". Ela e os outros dois alunos com as melhores redações foram convidados para assistir à formatura semanal na unidade militar, onde receberam uma homenagem pela conquista. 

 Leitura no Brasil

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2012), realizada pelo Instituto Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, o brasileiro lê uma média de 1,85 livro por trimestre. O número é inferior à média da pesquisa anterior, divulgada em 2008, que estimava a leitura de 2,4 livros a cada três meses e está atrás de índices de países vizinhos, como Argentina e Chile.

Segundo a diretora da escola Tiradentes, ações como a do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa ajudam a melhorar esse panorama. "O concurso literário promovido pelo PAMA foi mais uma oportunidade que o colégio teve para proporcionar aos alunos condições de expressarem suas percepções e aprofundar o conhecimento", finaliza.