OPERACIONAL

PARA-SAR ministra curso básico de paraquedismo militar

Os 20 alunos passarão seis semanas em treinamento
Publicada em: 01/07/2015 09:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Serão seis semanas de intenso treinamento para os 20 alunos do curso básico de paraquedismo militar da Aeronáutica, ministrado pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), também conhecido como PARA-SAR. A atividade teve início nesta terça-feira (30/06) e tem o objetivo de formar os novos paraquedistas da Força Aérea Brasileira e prepará-los para participarem de futuras instruções de busca e salvamento, busca e salvamento em combate e operações especiais.

Na primeira etapa do curso, os militares passarão por exercícios para condicionamento físico. “O treinamento físico é intenso para dar tônus muscular aos alunos. Isso auxilia e traz mais segurança para o paraquedista, principalmente na abertura do velame e na hora da aterragem, onde há mais impacto. Nós temos que ter certeza de que o militar chegará ao solo em condições de cumprir a missão”, explica o coordenador do curso, Capitão de Infantaria Vinicius Ramalho. 

A segunda fase consiste no treinamento das técnicas de salto, como a saída da aeronave e chegada ao solo. Os alunos também têm instruções para salto noturno e na água. Ao final do curso, os militares realizam saltos semiautomáticos, também conhecido como salto gancho, onde o paraquedas é acionado automaticamente após o salto, sendo um deles equipado com mochila e armamento. “Esse tipo de salto é utilizado para infiltração de tropa”, afirma o Capitão Ramalho. 

A Sargento Ágatha Brenda Rodrigues Lima é a única mulher entre os participantes. Desde que entrou para a FAB a militar já demonstrava interesse em fazer o curso. “Eu sempre tive vontade de ser paraquedista e também posteriormente poder fazer o curso de resgate para poder salvar vidas usando o paraquedismo. É uma realização pessoal”, revela a sargento.

  Para o Tenente Infantaria Antônio Claudino Silva Junior o curso representa uma elevação na carreira. “O paraquedismo é um meio de infiltração necessário para quem vai trabalhar com busca e resgate ou mesmo com operações especiais, e isso será um ganho operacional para minha carreira enquanto elemento do PARA-SAR”, afirma.

No final do curso, os alunos que concluírem a atividade com aproveitamento poderão calçar o tradicional coturno marron, símbolo dos paraquedistas militares do Brasil. O calçado só pode ser utilizado por quem já passou por esse curso.

Veja como está sendo o curso: