TREINAMENTO

Exercício Caiçara capacita militares da Intendência e Engenharia da Aeronáutica

Pela primeira vez, os Estágios de Intendência e Engenharia Operacionais são realizados em conjunto na Base Aérea de Santos
Publicada em: 30/06/2015 15:01
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Base Aérea de Santos (BAST), no Guarujá, litoral de São Paulo, está sediando desde o dia 22/06 (segunda-feira) o Exercício Caiçara 2015. Essa é a primeira vez que o Estágio de Engenharia Operacional (EEOP), coordenado pela Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) e o Estágio de Intendência Operacional (EIOP), coordenado pela Diretoria de Intendência da Aeronáutica (DIRINT), são realizados em conjunto. A parceria tem como objetivo proporcionar uma maior economia de meios e recursos, além de possibilitar a consolidação e o exercício de doutrina integrada de apoio logístico ao desdobramento das unidades aéreas e de aeronáutica, e de capacitar os militares a exercerem atribuições específicas durante exercícios e operações. Este é o primeiro exercício que está sendo realizado na BAST após a reativação em novembro de 2014.

Ambos os Estágios têm por finalidade habilitar oficiais, graduados e praças à logística operacional da Força Aérea Brasileira, desenvolvendo e padronizando técnicas e procedimentos em apoio a instalações de campanha. Os estágios acontecem mediante ativação de uma Organização Militar eventual, o Escalão Móvel de Apoio (EMA), e das Unidades Celulares (UC) que o constituem – Intendência (UCI), Engenharia (UCE), Saúde (UCS), Segurança e Defesa (UCD) e Tecnologia da Informação (UCTI), bem como uma unidade de apoio especializada em Comunicações e Controle (GCC) em localidades remotas ou desprovidas de infraestrutura básica, seja em treinamento ou em emprego real no Brasil ou no exterior.

Ao todo, 35 militares entre oficiais, graduados e praças estão realizando o Estágio de Engenharia Operacional. O curso capacita os militares a serem planejadores e operadores logísticos para composição de uma Unidade Celular de Engenharia (UCE), que fornece apoio de engenharia em ambiente de campanha, como a organização e preparo do terreno, fornecimento e instalação de energia elétrica, saneamento básico, fornecimento de água, manutenção de equipamentos, dentre outros.

  Já o Estágio de Intendência Operacional está dividido em dois módulos: o módulo I é destinado à capacitação de 66 militares entre graduados e praças de várias organizações militares de todo país como operadores logísticos de Unidade Celular de Intendência (UCI). Esta unidade fornece apoio necessário para que militares em campanha possam estar em condições de realizar suas atividades, por intermédio do fornecimento de um ambiente que lhes proporcione o bem estar físico, psicológico e espiritual do efetivo apoiado, como o fornecimento de refeições de excelente qualidade, hospedagem, higienização, apoio médico, bem como serviços de barbearia e atendimento religioso.

O módulo II do EIOP é direcionado aos Aspirantes-a-Oficial intendentes que atuarão como planejadores e gestores logísticos da UCI. Este ano a turma é composta por 46 estagiários que estão sendo capacitados para realizar um planejamento logístico consistente, bem como gerenciar todas as atividades logísticas desde a fase do levantamento de material necessário até a reversão de meios empregados. Os aspirantes montaram as 30 barracas, de diferentes modelos, para cada área, participando também da montagem das instalações elétricas e hidráulicas do acampamento, além de receberem instruções teóricas voltadas ao planejamento de apoio logístico ao homem, por meio de estudos de casos relacionados ao fornecimento de energia elétrica, água potável e alimentação ao efetivo desdobrado.

Segundo a Comandante do EMA, Major Intendente Késia Guedes Arraes Gomes, a parceria entre DIRENG e DIRINT foi de extrema importância para o treinamento e a capacitação conjunta entre os Estágios: "Estamos operando em condições que se assemelham à realidade. O nosso objetivo é capacitar o militar da FAB para que, em qualquer momento, em qualquer lugar e sob quaisquer condições, ele esteja apto a responder ao chamado da Força Aérea Brasileira. Estamos prontos para apoiar o homem onde a FAB estiver e onde o Brasil precisar. Nossa visão de futuro é integrar outras Unidades em prol não apenas da Intendência, mas da Logística Operacional”.

  A estrutura montada para o Exercício Caiçara 2015 é utilizada em situações de guerras, ajuda humanitária, desastres naturais, como no terremoto do Haiti, em 2010, ou em operações conjuntas ou interagências, como nas Operações Ágata. Cerca de 300 militares estão envolvidos no exercício e todos estão usando as barracas e instalações (módulos sanitários, refeitórios e alojamentos) do acampamento para vivenciar o dia a dia de uma operação real. O Exercício Caiçara termina no dia 2 de julho.

Veja como está sendo o estágio no vídeo abaixo: