GRIPEN NG

Tudo pronto para a exposição da maquete do novo caça

Exposição começa nesta quarta-feira (10/06)
Publicada em: 09/06/2015 11:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Tudo pronto. A partir das 8 horas da manhã desta quarta-feira (10/06) moradores e turistas que estiverem em Brasília poderão ver de perto como será o futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG.

Esta é a primeira exposição pública da maquete do caça Gripen NG. De quarta-feira até domingo (14/06) será possível fazer a visita de perto das 8h às 18 horas, no gramado da Esplanada dos Ministérios. A exposição é gratuita.

Fotos compartilhadas nas mídias sociais com as hashtags #oFuturoChegou ou #Gripen poderão fazer parte do álbum da campanha no Facebook da FAB, retuitada no @portalfab (twitter) ou publicada no @fab_oficial (instagram). Também há uma página no Facebook para confirmar a presença.

Montagem

Sob olhares curiosos, desde a manhã de segunda-feira é realizada a montagem da maquete em tamanho real da aeronave, realizada por técnicos da FAB e da empresa sueca Saab. “São várias peças que têm o seu lugar próprio no container e no avião. Tudo deve ser colocado de forma que se encaixe adequadamente para a maquete se parecer com a aeronave", ressalta o mecânico de aeronaves, Suboficial Divaldo Soares.

A maquete é feita de fibra de vidro, madeira e metal. O painel pode ser ligado e permite visualizar algumas das futuras funcionalidades da aeronave multitarefa. Também fazem parte do protótipo os armamentos que poderão ser utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter. A maquete pertence à empresa Saab.

Veja, no vídeo abaixo, como foi a montagem da maquete: