NOTA OFICIAL

CENIPA informa sobre as investigações do helicóptero PP-LLS

Publicada em: 03/06/2015 17:23
Imprimir
Fonte: CECOMSAER

Em complemento à nota oficial divulgada no dia 2 de junho de 2015, a respeito do acidente com a aeronave prefixo PP-LLS, este Centro acrescenta:

1. O sistema de comando de voo do helicóptero acidentado é composto por diversos componentes, dentre eles três conexões com funcionamentos independentes e fundamentais para o controle da aeronave.

2. Uma conexão localiza-se no lado direito-inferior da aeronave e as outras duas no lado esquerdo-inferior. Cada conexão é formada por controles flexíveis (ball type: 12, 29 e 28) e suas respectivas alavancas (bellcrank: 11,13; 30,27; 31,26), conforme figura 1 abaixo.

Figura 1: Visão do Sistema de Controle do helicóptero.

3. Foi identificado que algumas dessas peças (11 e 12), no lado direito-inferior da aeronave, estavam desconectadas antes da decolagem. Essa desconexão diz respeito ao posicionamento incorreto do arranjo mecânico, em desconformidade com os manuais do fabricante, fato que ensejou o desprendimento em algum momento do voo.

4. Por fim, cabe ratificar que na atual fase da investigação ainda não é possível apontar conclusões acerca dos fatores contribuintes que desencadearam o acidente.


Figura 2: Visão geral do helicóptero
 

Brasília, 03 de junho de 2015.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica