DOCUMENTOS

No Rio de Janeiro, simpósio discute gestão arquivística digital

Novidades do setor e busca por melhorias foram abordados no evento organizado pelo CENDOC
Publicada em: 02/06/2015 13:39
Imprimir
Fonte: CENDOC

  O I Simpósio de Arquivologia do Comando da Aeronáutica reuniu 146 profissionais da área para discutir a importância da gestão arquivística em meios digitais. O evento realizado na quinta-feira (28/05), no Rio de Janeiro (RJ), abordou a gestão e a preservação de arquivos digitais com o objetivo de discutir melhorias para o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER). Além de representantes do Comando da Aeronáutica, também foram convidados diversos órgãos da administração pública.

O evento foi presidido pelo Diretor de Administração (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a participação do Diretor do Arquivo Nacional e Presidente do Conselho Nacional de Arquivos, professor Jaime Antunes.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, responsável por emitir portarias que regulamentam a gestão de documentos, apresentou novidades para a área. A pasta prevê, a partir do próximo ano, a implantação da gestão de protocolo integrado, alteração de número único de processo, além do barramento de serviços. As medidas preparam caminho para integrar os sistemas de gerenciamentos de documentos na administração pública federal.

Na oportunidade, foram feitas apresentações sobre os temas: Sistema de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER), Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD): requisitos necessários de acordo com o e-Arq Brasil e Processo Eletrônico Nacional – Barramento de Serviços e Protocolo Integrado.Cel Leite, MB Cury, MB Fiorentini e pr Jaime Antun  SO BFT Alberto

Para o ano de 2015 estão programados outros três eventos na área de arquivologia e biblioteconomia: Gestão de Documentos/SIGAD e Rede de Bibliotecas Integradas.

Na Aeronáutica, a gestão de documentos é realizada por meio do SIGADAER, um sistema que tem como gestor executivo a Diretoria de Administração (DIRAP), e conta com a participação do Centro de Computação de São José dos Campos (CCA-SJ) e do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC).

Convidados - Participaram do evento, que faz parte dos 46 anos do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), o Ministério da Defesa, Comando do Exército, Arquivo Nacional, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Universidade Federal Fluminense, UNIRIO, Museu de Astronomia e Ciências Afins e Fundação Casa de Rui Barbosa.

Saiba mais sobre o CENDOC - O CENDOC tem por missão o planejamento, gerenciamento e supervisão das atividades de documentação no Comando da Aeronáutica. Está sob sua responsabilidade conduzir a gerência de negócios do sistema de gestão de arquivos da instituição.