ANIVERSÁRIO

Esquadrão Guará comemora 46 anos

A unidade é sediada na Base Aérea de Brasília
Publicada em: 15/05/2015 16:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

C-98 Caravan sobre a ponte JK, em Brasília  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaO Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), também conhecido como Esquadrão Guará, comemorou 46 anos de existência na terça-feira (12/05). A unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela operação de aeronaves de transporte, realizou uma solenidade militar para comemorar a data na Base Aérea de Brasília (BABR).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras. Também estavam presentes ex-comandantes e ex-integrantes que foram convidados a desfilar junto à tropa. Na oportunidade, militares receberam títulos de graduado e praça padrão e destaques operacionais do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR).

Sediado na BABR, o 6º ETA está subordinado diretamente ao VI COMAR para realizar missões na região Centro-Oeste do Brasil, compreendendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.

Atualmente a frota do Esquadrão Guará é composta por quatro aeronaves: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98A Grand Caravan e U-35A Learjet. Entre as missões realizadas, a aeronave U-35A é responsável pelo transporte de autoridades, em parceria com o Grupo de Transporte Especial (GTE), e inclusive já ajudou também no transporte de órgãos. Os demais aviões são voltados para o transporte de cargas e militares, sendo que o C-95 Bandeirante também opera no lançamento de paraquedistas.