CARREIRA

Preparação para reserva é tema de palestra do PAMA-LS

O palestrante é gerente do Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro
Publicada em: 04/05/2015 17:20
Imprimir
Fonte: PAMALS

Cel Abreu palestrando ao efetivo do PAMALS  Sgt DomingosO Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) promoveu, no final de abril, a palestra "Programas Sociais do Ministério da Defesa e o Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro". O palestrante, Coronel Roberto Lúcio Corrêa Abreu, gerente do Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro (PPREB), realizou a apresentação para os militares do PAMA-LS com 25 anos ou mais de serviço ativo na Aeronáutica.

Foram apresentados os programas de assistência social do Ministério da Defesa e abordadas questões sobre o Curso de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro. "O principal objetivo deste curso é possibilitar a reflexão sobre as questões envolvidas nesta nova fase da vida, como saúde, qualidade de vida, envelhecimento, mercado de trabalho, empreendedorismo, entre outras", afirmou o Coronel.

Para o Suboficial Evaristo Franscisco de Souza, militar da reserva remunerada da Aeronáutica, a palestra foi de grande importância e muito proveitosa. Na proximidade de deixar a vida na caserna e ingressar, em definitivo, na reserva, o Suboficial participou de um programa denominado "Pise Bem na Reserva". No entanto, o curso foi ministrado apenas três meses antes da aposentadoria. "Hoje percebo o quanto seria importante que esta preparação ocorresse antes, com tempo suficiente para planejar o futuro e, ainda, que envolvesse as esposas e filhos dos militares. Este é um momento que mexe com toda a família", relatou. O Suboficial foi para a reserva em fevereiro de 2011, retornando para o PAMA-LS em julho do mesmo ano em prestação de "Tarefa por Tempo Certo".

O PPREB é um programa aplicado em diversos países do mundo, junto aos respectivos exércitos. Funciona de forma virtual, por meio de um Portal, e presencial, através de núcleos regionais. Durante o curso, os militares participam de atividades interativas e motivacionais agrupadas em três eixos: Educação e Empreendedorismo; Integração Social e Familiar; Saúde e Lazer.

Ainda dentro do escopo do PPREB, foi criado um "Registro Profissional do Exército", que consiste em um banco de dados de tendências e habilidades dos militares que manifestam interesse em serem direcionados para o mercado de trabalho na vida civil.