SEMANA DA CAÇA

“Pilotos de caça são profissionais motivadores”

Cadete da AFA conta como descobriu que queria ser um caçador
Publicada em: 20/04/2015 23:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Arquivo Pessoal“Meu filho, se quiser ser piloto vá para a Força Aérea. Lá é o lugar onde você se tornará um profissional da aviação de qualidade”. Essa foi a frase que alimentou, ainda mais, o sonho do cadete do terceiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), Amilton Oliveira Júnior.

Com muito incentivo e orientações do pai, que também é militar, o cadete dedicou-se aos estudos e trilhou sua caminhada para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Durante os três primeiros anos na EPCAR, Júnior foi se apaixonando cada vez mais pela FAB e se interessando pelas atividades voltadas à aviação. No terceiro ano, ao realizar uma visita à Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), onde estão sediadas diversas Unidades Aéreas de Caça, ele passou a alimentar o sonho de se tornar um caçador. “As instruções e as experiências dos pilotos durante a visita me motivaram muito. Isso foi um marco na minha vida, pois a partir desse momento, eu comecei a conhecer de verdade a aviação de caça”, conta Júnior.   Arquivo Pessoal

No ano de 2012, o cadete se formou na EPCAR e traçou novos rumos para a AFA. Na Academia, a certeza de querer ser piloto de caça se concretizou durante a apresentação de uma aeronave F-18 no Domingo Aéreo: “Fiquei muito impressionado e, a partir daí, comecei a pesquisar vários vídeos sobre a aviação de caça e não tive mais dúvidas: quero ser caçador!”.

Ser piloto de caça é o sonho de muitas pessoas e exige determinação, pois a carreira é difícil e impõe muitos desafios, surpresas e responsabilidades. A recompensa é um aprendizado dificilmente obtido em qualquer outra profissão, mas Júnior sempre soube que não seria fácil: “Não podemos desistir dos nossos sonhos. A cada dia temos que correr atrás e conquistar nossos objetivos. Gostaria de agradecer e parabenizar a todos os pilotos de caça, pois eles são, hoje, o que muitos cadetes e alunos sonham em ser. São profissionais motivadores”, conclui.

Veja como é o dia a dia dos Cadetes na Academia da Força Aérea (AFA):