COMANDO

Segunda Força Aérea tem novo comandante

A unidade é responsável pelo preparo operacional de helicópteros, aviões de patrulha e de busca e salvamento
Publicada em: 27/03/2015 16:39
Imprimir
Fonte: II FAE/Agência Força Aérea

Cerimônia foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Aeronáutica  II FAEO Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez assumiu quinta-feira (26/03) o comando da Segunda Força Aérea (II FAE). A organização é responsável pelo preparo operacional das Aviações de Asas Rotativas, Patrulha Marítima e Busca e Salvamento e pela unidade de operações especiais da Força Aérea Brasileira. Ele subsituti o Brigadeiro do Ar Carlos José Rodrigues de Alencastro que se despediu do serviço ativo durante a cerimônia realizada na Base Aérea dos Afonsos (RJ).

A formatura foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, e contou com a presença de autoridades do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Sob responsabilidade da II FAE, unidades da FAB são empregadas em missões de busca e salvamento, apoiando a população civil em casos de socorro, remoções de emergência, catástrofes naturais, resgate a aeronaves, navios e embarcações, defesa aérea e patrulha marítima na vigilância e proteção do litoral brasileiro.

Despedida - O Brigadeiro Alencastro despediu-se do serviço ativo após 38 anos dedicados à FAB. Ele passou a maior parte da sua carreira na Base Aérea dos Afonsos, unidade que já comandou. “Ao vislumbrar a cortina do tempo se movendo e abrindo uma nova perspectiva, posso asseverar que angariei fé, projetei sonhos, testei a possibilidade de realizá-los e cheguei ao final com a mais absoluta tranquilidade do dever cumprido”, afirmou o oficial-general.

O novo comandante da II FAE, Brigadeiro Pitrez, possui mais de cinco mil horas de voo, sendo mais de quatro mil em aeronaves de patrulha marítima. Entre os cargos que assumiu, ele foi Chefe da Quarta Subchefia do EMAER, Adido do Exército e Aeronáutica em Portugal, Comandante da Base Aérea de Santa Maria e Chefe da Divisão de Estudos e Pesquisas da Universidade da Força Aérea.  Sgt Batista/Cecomsaer

Estado-Maior - Além da passagem de comando, a II FAE realizou a troca de chefia do Estado-Maior na sexta-feira (20/03). O Coronel Mauro Pires Cabral da Silveira entregou o cargo ao Coronel Eduardo Rodrigues da Silva. “Deixar a zona de conforto e buscar os desafios de estar junto da vida operacional foram os fatores que me impulsionaram durante os 20 meses de chefia do Estado-Maior da II FAE”, disse o Coronel Silveira em suas palavras de despedida.