INTERCÂMBIO

Médico da FAB embarca em missão no maior navio-hospital do mundo

A embarcação vai percorrer 11 países da América Central
Publicada em: 27/03/2015 11:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

USNS Comfort em missão na Costa Rica  Kim Williams / US NavyO Tenente Cesar Wagner Montenegro Cima, da Força Aérea Brasileira, embarca hoje (27/03) a bordo do USNS Comfort, da Marinha dos Estados Unidos, o maior navio-hospital do mundo. A embarcação parte da Base Naval de Norfolk, no estado norte-americano da Virgínia, para a missão de assistência humanitária de 182 dias em 11 países da América Central.

“É uma oportunidade de ampliarmos o conhecimento, trocar experiências, ver como funciona a logística de atendimento neste que é o maior navio-hospital do mundo para pronta resposta a desastres e missão humanitária”, afirma o Tenente Cima. Ortopedista especializado em traumatologia esportiva, ele é do efetivo da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) e já participou de missões como a Operação Ágata.

  Acervo pessoalO militar não é principiante em missões humanitárias. Em 2010, foi enviado ao Haiti juntamente com o segundo contingente brasileiro para ajudar no atendimento médico após o terremoto que devastou o país. No Brasil, atua em ações cívico-sociais (ACISO) realizadas principalmente na região amazônica e no Nordeste.

Fluente em inglês, o Tenente Cima foi voluntário da seleção realizada pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE). “No começo ainda não sabíamos qual seria a missão. Cogitou-se o Afeganistão. Mesmo assim, eu mantive minha disponibilidade”, explica.

A missão Continuing Promise, realizada pelo Comando Sul dos Estados Unidos, terá a participação do USNS Comfort pela quarta vez. De abril até setembro, a missão prestará assistência médica e dentária, medicina preventiva, realização de cirurgias e, também, consultas veterinárias em Belize, Colômbia, Dominica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua e Panamá.

  Continuing Promise

USNS Comfort

Com 900 leitos e 18 salas de cirurgia, o USNS Comfort é o maior navio-hospital do mundo, ao lado do USNS Mercy. Os dois, construídos na década de 70 como petroleiros, foram convertidos para a nova missão nos anos 80. Cada um tem 272 metros de comprimento, o equivalente a três campos de futebol. O peso é de 70 mil toneladas.

A tripulação total é de mais de 1.200 profissionais, entre equipes de saúde e pessoal de apoio. Os navios têm UTI, centro de tratamento de queimados, central de esterilização, laboratórios e um heliponto.

O USNS Comfort participou da Guerra do Golfo (1991) e da Guerra do Iraque (2003), além de ter atuado em missões humanitárias, como em Nova Orleans (EUA), em 2005, após ser atingida pelo furacão Katrina e, no Haiti, em 2010, quando sofreu um terremoto.