RIO 2016

Com foco nas olimpíadas, atirador da FAB se prepara em competições internacionais

Coronel Julio vai disputar torneio na Alemanha e a Copa do Mundo na Coreia
Publicada em: 13/03/2015 16:52
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Duas vezes medalhista no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo e três, nos Jogos Pan-Americanos, o Coronel Julio Almeida se prepara para mais duas competições internacionais. Na próxima quarta-feira (18/03), o oficial estará em Dortmund, na Alemanha, para participar da 31ª edição do International Saison Start for Shooters (ISAS). Já em abril, ele segue para Changwon, na Coreia do Sul, onde vai representar a FAB e o Brasil na Copa do Mundo, que começa dia oito.

“O ISAS é importante, como preparação, para ganharmos experiência disputando competições com atletas de nível mais alto que aqueles com quem competimos com mais frequência, aqui na América do Sul. Já o Campeonato Mundial na Coreia do Sul é para valer, especialmente para quem, como eu, almeja chegar às olimpíadas”, afirma o coronel.

A Copa do Mundo é a primeira das quatro competições mundiais de tiro esportivo deste ano que valem para pontuar no ranking mundial. O desempenho dos atletas é pré-requisito para a participação nas Olimpíadas de 2016 tanto para a prova de pistola de ar quanto para pistola livre. Ou seja, uma boa atuação de esportistas brasileiros nessas competições garante maior representação do país nas olimpíadas.

Praticante de tiro desde 1987, quando era cadete do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), o coronel treina todos os dias. “A FAB tem me proporcionado o fator mais importante na minha preparação, que é tempo para treinar. Este ano, inclusive, eu deveria estar fazendo o Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA), mas pedi adiamento para investir nesse sonho que é disputar as olimpíadas em casa”, finaliza.