INTERCÂMBIO

Força Aérea do Reino Unido conclui curso para militares de Infantaria da FAB

O treinamento "Comando e Controle e Proteção da Força" foi realizado em Salvador (BA)
Publicada em: 10/03/2015 09:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Royal Air Force (RAF) do Reino Unido encerrou sexta-feira (06/03) o treinamento "Comando e Controle e Proteção da Força", ministrado aos oficiais de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade foi realizada no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA).

Durante duas semanas, 25 alunos de diferentes batalhões de infantaria, escolas e comandos da FAB receberam diversas instruções. Eles tiveram palestras sobre estrutura, planejamento e técnicas de atuação em autodefesa de superfície em operações reais no Reino Unido e em outros países sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Aulas práticas complementaram o aprendizado, com os alunos sendo orientados a conceber um planejamento e planos de ação para defesa de base em um território fictício.

  "Entendemos que esse intercâmbio é de fundamental importância para o aperfeiçoamento da nossa doutrina. As atividades terminam aqui, mas esse é apenas o começo do trabalho da Infantaria da Aeronáutica. Seja em tempos de paz ou durante conflitos, creio que o aprendizado foi de bastante valor para nossos militares", disse o
Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Brigadeiro de Infantaria Augusto César Amaral.

Para os representantes da Royal Air Force, o contexto de novos desafios militares exige constante atualização de conhecimentos. "É papel dos oficias liderarem seus subordinados por esse processo. A liderança é a palavra-chave em um ambiente de constantes mudanças. Esperamos que os oficiais possam continuamente refletir sobre essa experiência para adaptar o conhecimento adquirido no curso e aplicá-lo à realidade de suas organizações militares", finalizou o Tenente-Coronel Piers Dutch Holland.