MISSÃO HUMANITÁRIA

FAB resgata índia no Amapá

OkoiWaijapi, da aldeia Jiriru’Wyry, foi resgatada pelo Esquadrão Falcão após sofrer queimaduras
Publicada em: 17/12/2014 10:00
Imprimir
Fonte: 1°/8º GAV

  India sendo levada para a clareira  Cap GlauberOkoiWaijapi, índia da aldeia Jiriru’Wyry, foi resgatada nessa segunda-feira (15/12) pela tripulação de um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira. Ela havia sofrido queimaduras de segundo grau nas pernas após um acidente com óleo quente e precisava ser transferida para um hospital. Localizada na margem do Rio Mapari, no norte do Amapá, a aldeia está a 235 quilômetros de distância da capital, Macapá.

Para chegar ao posto de saúde mais próximo, seriam cinco dias de caminhada na selva. Com o helicóptero do Esquadrão Falcão, de Belém (PA), foi possível fazer o traslado em poucas horas. “Havia moscas nos ferimentos, e as condições de higiene do local onde a paciente estava eram precárias. Ela corria o risco de ter uma grave infecção ”, explica o Tenente Médico Hugo Carlo Leão Monteiro.

Helicóptero H-36 do Esquadrão Falcão  Sgt Paulo Rezende / Agência Força AéreaA área era de difícil acesso. Como não havia local para pouso, a tripulação precisou sobrevoar a aldeia e fazer o resgate com o uso do guincho. “O H-36 só podia fazer o pairado em cima de alguma clareira próxima para nosso içamento, para não destruir as casas da aldeia devido ao forte sopro do rotor. Após prestar os primeiros socorros à vítima, tivemos de caminhar bastante pela mata fechada carregando-a com cuidado até o local onde seríamos apanhados”, conta o Sargento Manoel Costa Soares.

A índia foi transportada para o Aeroporto de Macapá, onde foi entregue aos cuidados da equipe da Casa de Saúde Indígena. A paciente passa bem.

imagens/original/23965/Índia sendo levada para clareira 2.jpg

Assunto(s): , , ,