ESPORTE

Força Aérea sedia campeonato mundial de pentatlo aeronáutico militar

De 19 a 28 de outubro, mais de 150 atletas de oito países participam da competição no interior de São Paulo
Publicada em: 13/10/2014 10:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Os participantes vão disputar provas em seis modalidades desportivas e um rali a  Cb Diego/AFAA Academia da Força Aérea (AFA) sedia de 19 a 28 de outubro o 56º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico Militar. A competição reunirá, em Pirassununga no interior de São Paulo, cerca de 150 atletas de sete países além da equipe brasileira. Os participantes vão disputar provas em seis modalidades desportivas e um rali aéreo. Criado para desenvolver as múltiplas capacidades exigidas dos militares em suas atividades, o pentatlo aeronáutico faz parte do calendário do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e une as Forças Armadas do mundo, por meio do esporte.

No total, serão cinco dias de competição entre as equipes do Brasil, Espanha, Finlândia, Lituânia, Coreia do Sul, Equador, Noruega e Suécia. Um atleta de cada equipe fará a prova aérea, onde atuará como navegador. Depois, os atletas disputarão provas de tiro, orientação, natação, esgrima, basquete e pista de obstáculos. A caNo total, serão cinco dias de competição  Cb Diego/AFAda prova os militares somam pontos para o ranking de classificação e ao final são premiados os melhores colocados por equipe, por resultado individual geral e individual por modalidade.

Equipe do Brasil - Formada por militares da Força Aérea Brasileira (FAB), a equipe de Pentatlo Aeronáutico Militar do Brasil competirá nas categorias masculino e feminino. Desde dezembro de 2013, após a seleção dos atletas, os militares se preparam para a competição. Foram seis convocações durante o período, além de participações em campeonatos nacionais e internacionais para treinar e melhorar o desempenho dos competidores. “A equipe está muito dedicada, as expectativas são muito boas para o mundial”, afirma o Coronel Marcelo Costa das Neves, Chefe da Equipe Brasileira, que já está concentrada na AFA cumprindo uma rotina diária de treinos.

Dentre os atletas brasileiros, está o Major-Aviador Eduardo Utzig Silva, que no último Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico, conquistou premiação no individual geral, além de ter ficado em 1° lugar na prova de tiro e de esgrima. Já a Tenente Intendente Mellina dos Santos Barbosa Cabral Silva, garantiu a primeira colocação da prova de Basquete.

Campeonato – O evento é organizado pelo Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Academia da Força Aérea. Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, o campeonato é mais que uma competição esportiva. “Sediar um evento desse porte é uma oportunidade ímpar para que os nossos cadetes tenham, além de uma competição de alto nível, um intercâmbio de conhecimentos que promove a amizade entre futuros líderes de forças aéreas amigas”, diz o Comandante.

O Pentatlo Aeronáutico foi criado em 1948, após a Segunda Guerra Mundial. A combinação das provas é baseada nas necessidades do piloto em combate aéreo e em caso de necessidade de evasão do território inimigo. O propósito é possibilitar ao competidor o desenvolvimento de múltiplas capacidades.

O Brasil participa de Campeonatos MundiaiEquipe do Brasil é formada por militares da Força Aérea Brasileira  Cb Diego/AFAs Militares de Pentatlo Aeronáutico desde 1971, sendo o único país do continente americano a comparecer nesses eventos.

Para conhecer mais sobre a competição e acompanhar os resultados acesse o site www.map.aer.mil.br.