BANDEIRA NACIONAL

Solenidade na Praça dos Três Poderes terá atrações para as crianças

Cerimônia comandada pela Força Aérea começa às 10h
Publicada em: 10/10/2014 11:25
Imprimir
Fonte: VI COMAR

Cerimônia de troca da Bandeira será no domingo (12)  Arquivo CECOMSAER/Sgt BatistaA substituição da Bandeira Nacional será realizada neste domingo (12/10) às 10h na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A solenidade deste mês está sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica e coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

A organização preparou uma atração extra em função da coincidência da data com o dia das crianças.  Sete miniaturas de aeronaves do Projeto Kero Voar estarão no local para as crianças brincarem. Também haverá distribuição de revistas em quadrinhos da FAB e espaço para fotografias.

A cerimônia contará com a tropa de Guarda-de-Honra, composta pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília, Comandante e Estado-Maior, Bandeira Nacional e grupamento de Bandeiras históricas. Também participarão quatro grupamentos: Cerimonial do Batalhão de Infantaria Especial de Brasília, Guarnição de Brasília, Aeronavegantes (trajados com macacão de voo), e Pelotão dos Cães de Guerra. Crianças poderão brincar nas miniaturas de aeronaves  Arquivo CECOMSAER/Sgt Rezende

Cerimônia – O Pavilhão será hasteado ao som do Hino Nacional Brasileiro. A dimensão da bandeira equivale a uma área de 280m2 e pesa cerca de 90kg. A Bandeira Nacional substituída é arriada somente após a substituta ser erguida no topo do mastro de 110 metros de altura.

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional é realizada no primeiro domingo de cada mês. Em outubro, em virtude das eleições, a data foi transferida para o segundo domingo. Marinha do Brasil,  Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e forças auxiliares do Distrito Federal revezam-se na organização da cerimônia que tem como objetivo despertar
na população brasileira o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.