OPERACIONAL

FAB realiza pela primeira vez lançamento de material pesado com óculos NVG

Publicada em: 15/08/2014 14:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O lançamento é realizaado a aproximadamente 214 metros de altitude.   Sargento Batista / CECOMSAERUma aeronave C-105 Amazonas decolou da Base Aérea de Campo Grande (BACG) na madrugada de quinta-feira (14/08) para realizar uma manobra inédita na aviação de transporte da FAB: o lançamento de material pesado com a utilização dos óculos de visão noturna (NVG). O fardo de 1.750 quilos foi lançado em uma área a 15 km da BACG e faz parte das novas técnicas testadas no exercício operacional Transportex 2014.

“O objetivo é ter uma doutrina de emprego a qualquer hora do dia ou da noite. As missões com o NVG para lançamento de material pesado dão oportunidade à Aviação de Transporte da FAB lançar mais toneladas de suprimentos para tropas das Forças Armadas em solo, em tempos de guerra, ou missões humanitárias e apoio à população de cidades em situação de calamidade pública, em tempos de paz”, explica o coordenador do treinamento em NVG na Transportex, Capitão Bruno Américo Pereira.

As cargas lançadas são acondicionadas e fixadas em plataformas apropriadas e extraídas da aeronave por meio de um paraquedas. A preparação do material é feita por militares do Exército, que também participam da missão. “A Transportex nos dá a oportunidade de treinar os lançamentos com maior intensidade do que normalmente nós fazemos e gera interação das Forças com a especialidade de preparação de cargas do Exército e o lançamento pelas aeronaves da FAB”, comenta o Tenente do Exército Victor Angelici Ferreira dos Santos, do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.

Normalmente o lançamento do material pesado é feito a aproximadamente 214 metros de altitude. “O desafio maior é realizar algo novo. O lançamento diurno já requer muito cuidado e, para realizar a missão à noite, o trabalho é mais minucioso ainda. Mas a lançamento foi feito com sucesso”, afirma o Capitão Leandro Sigolo, do Esquadrão Onça. O aviador explica que são necessárFoi lançado um fardo de 1750 quilos   Sargento Batista / CECOMSAERias horas de preparação, desde a checagem de fitas até os testes do movimento de entrada e saída da carga, para garantir que nada travará o material na hora do lançamento, comprometendo a segurança do voo e o êxito da missão.

Entre os materiais que podem sem lançados estão armamentos, munições, veículos, geradores de energia, mantimentos, medicamentos e água potável.

Sobre o NVG

O equipamento aumenta em até 50 mil vezes a luminosidade, além de aproveitar a luz das estrelas e da lua para que os pilotos consigam realizar missões noturnas. Na Aviação de Transporte, o NVG pode ser empregado em missões de busca, lançamento de material e de pessoal. Antes do treinamento de voo com NVG para a Transportex 2014, os tripulantes do exercício operacional realizaram uma preparação no simulador de voo do C-105 em Manaus.

Assista ao vídeo do lançamento da carga: