SEGURANÇA DE VOO

SERIPA V realiza vistoria no aeroporto de Cornélio Procópio (PR)

Publicada em: 12/08/2014 11:52
Imprimir
Fonte: SERIPA V

  O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou vistoria de segurança de voo no aeroporto Francisco Lacerda Junior, na cidade de Cornélio Procópio (PR), entre os dias 5 e 7 de agosto. A vistoria foi uma solicitação da Prefeitura do município.

A equipe de vistoria, liderada pelo chefe da prevenção, Major Eduardo Michelin, verificou aspectos de potencial risco na infraestrutura do aeroporto, como a ausência de proteção em torno da pista, o que pode facilitar a invasão de animais, por exemplo. “Verificamos as condições do aeroporto e entregamos um relatório com as recomendações de segurança de voo para serem observadas pela administração aeroportuária. Algumas medidas são necessárias para a operação segura de aeronaves”, explicou o Major.

Paralelo à vistoria, foi promovido um ciclo de palestras para o fortalecimento da cultura de segurança de voo entre pilotos, empresários, administradores aeroportuários, proprietários de aeronaves e demais interessados na atividade aérea. Foram abordados temas como o plano de emergência em aeródromo, notificações de ocorrências aeronáuticas e protocolos de investigação, além de estudos de casos reais ocorridos em aeroportos e na aviação agrícola.

O prefeito Frederico Alves, que esteve no ciclo de palestras, manifestou preocupação com a segurança da aviação local e elogiou o trabalho dos investigadores. “O nível das palestras correspondeu a nossa expectativa e já solicitamos um agendamento para repetir o evento no próximo ano com maior número de participantes da comunidade de aviação civil”, afirmou. Ele também comentou sobre os planos para a ampliação do aeroporto de Cornélio Procópio.

Já o Diretor da Autarquia Municipal de Serviços e Produção de Aeroporto, Jair José Maria Junior, que também é presidente do Aeroclube de Cornélio Procópio, enfatizou a necessidade de um trabalho permanente na área de prevenção. “Há uma grande carência desses conhecimentos e por isso, buscamos esse elo com o SERIPA V para aumentar o nível da segurança aérea. São situações que exigem pequenos reparos como cercas e iluminação. Nosso objetivo é implantar as melhorias recomendadas pelo órgão de prevenção", disse.

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná e representantes de setores da aviação de municípios vizinhos também participaram do evento.

Assunto(s): ,