SEGURANÇA DE VOO

CENIPA recebe Polícia Técnico-Científica de Goiás

Publicada em: 12/08/2014 11:27
Imprimir
Fonte: CENIPA

Comitiva conhece o Laboratório de Gravador de Voo  Sgt Flávio Santos Uma comitiva de 14 integrantes da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás visitou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na segunda-feira (11/08). Após participarem de uma apresentação que mostrou o panorama da aviação brasileira, os visitantes discutiram a Lei nº 12.970/2014, que alterou o Código Brasileiro de Aeronáutica e trouxe inovações ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Embora realizem a mesma atividade – investigação (CENIPA) e perícia (autoridade policial) –, os objetivos dos órgãos são diferentes. A identificação dos fatores contribuintes e a emissão de Recomendações de Segurança de Voo é atribuição do CENIPA. A identificação dos culpados é atribuição da autoridade policial.

O assessor jurídico do CENIPA, Tenente Adriano Trindade de Oliveira Alves, mostrou que a nova lei prevê coordenação entre o CENIPA e a autoridade policial. “Nos casos em que for solicitado, o CENIPA enviará um profissional para auxiliar nas investigações de acidentes aeronáuticos conduzidas pela autoridade policial, desde que este investigador não seja da comissão do CENIPA que investiga o mesmo acidente”, declara o oficial.

Os visitantes conheceram ainda o Laboratório de Destroços e o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData).