FUMAÇA

Esquadrão anuncia novos pilotos

Capitão Wander e Tenente Yoshida integram o grupo a partir de 2015
Publicada em: 24/06/2014 08:37
Imprimir
Fonte: EDA

EDA faz interceptação a aeronaves  Ten CocateA partir de 2015, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) terá dois novos pilotos. O Capitão Cléryson Wander Texeira e o Tenente Lucas Pacheco Yoshida passam a integrar a Esquadrilha da Fumaça. Os militares foram informados em voo na Academia da Força Aérea na manhã da quarta-feira 18 de junho. 

A bordo do T-27 Tucano para voo de instrução em formatura, os novos pilotos foram surpreendidos pela interceptação de dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha. A notícia foi anunciada por meio da fonia do avião.

No hangar, a equipe da Esquadrilha da Fumaça acompanhava. Ao pousarem, os novos pilotos foram recebidos por todo o grupo ao lado do Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida. “Chegou a hora de vocês, militares exímios e que merecem essa aprovação, pelo bom trabalho que realizam na AFA”, ressaltou o oficial-general.

Emocionado, o Capitão Wander destacou que há muito tempo  desejava fazer parte da Fumaça. “Já tiv
Comandante da Fumaça cumprimenta novos pilotos  Ten Cocate/EDAe a oportunidade de pilotar o avião de apoio, um C-95 Bandeirante, na missão da Esquadrilha para o Uruguai, em março de 2013. Ali tive a certeza de que queria entrar para o grupo”, afirma.  Nascido em Ipatinga (MG), o piloto trabalha na AFA há seis anos.

O Tenente Yoshida, natural de Votuporanga (SP), que exerce a função de Chefe da Subseção de Instrução do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA desde o início deste ano, ressaltou que foi surpreendido com a notícia. “Eu realmente não estava esperando ser interceptado pelas aeronaves. Fiquei muito feliz com a notícia que chegou pela fonia do avião", descreveu.

Despedida - Os novos pilotos completam o time de pilotos do EDA no momento em que dois aviadores veteranos se despedem da Fumaça. O Major Iramar Renó Faria e o Major Marcelo Franklin Rodrigues estão no
último ano do esquadrão. Piloto da posição de número 4, conhecido como Ferrolho, Major Renó integrou a Esquadrilha em 2009 e é o Chefe da Seção de Comunicação Social. Já o Major Franklin, que já atuou como Ala Direita e, atualmente, voa na posição de número 7, está há seis anos no Esquadrão e é o Chefe da Subseção de Planejamento, Controle e Estatística, da Seção de Operações.