SAÚDE

Projeto da FAB leva prótese dentária para comunidade da fronteira com a Bolívia

Escola de Especialistas promove atendimento médico e odontológico no Mato Grosso
Publicada em: 25/06/2014 09:56
Imprimir
Fonte: EEAR

COperação Aciso  EEARerca de 80 atendimentos odontológicos e outros 80 atendimentos médicos foram realizados no início de junho pela equipe de saúde da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) na comunidade de São Simão (MT), na fronteira com a Bolívia. Para chegar à localidade, distante 700 km da capital Cuiabá, a aeronave C-98 da FAB pousou numa pista de terra.

Os cinco dentistas, um médico e uma auxiliar de saúde envolvidos na ação cívico-social também ministraram palestras para crianças e adultos sobre higiene bucal e prevenção de doenças orais. Os atendimentos ocorreram na área pertencente ao Exército, onde até o ano passado havia um destacamento.

O pioneirismo do projeto foi levar atendimento especializado na área de prótese dentária. Ao longo de três dias, cerca de 20 trabalhadores rurais da região realizaram a primeira de três etapas deste tratamento. "Algumas dessas pessoas estavam aguardando o atendimento há mais de 30 anos", afirma a Tenente Dentista Elisabete Greenhalgh Sena Maia, uma das coordenadoras da ação cívico-social.

De acordo com a militar, a ação foi planejada visando às pessoas que possuem dificuldade de acesso ao atendimento odontológico. "A gente via que eles precisavam muito. Chegamos e não paramos de atender", descreve a oficial.

A localidade foi escolhida com a ajuda do Segundo Batalhão de Fronteira do Exército, que indicou a demanda por atendimento de saúde naquela região e prestou todo apoio logístico, inclusive a  estrutura para instalar os equipamentos. "Aqui [em Guaratinguetá] as pessoas estão acostumadas a procurar o dentista. Naquela localidade remota, o acesso a esse tipo de serviço é muito restrito", compara.

Os abraços e as palavras de agradecimento recebidas foram a grande gratificação dos profissionais, que já têm data marcada para retornar à região para a continuidade e conclusão do tratamento protético. A segunda etapa está marcada para agosto e a terceira em outubro. "É provável que aumente a procura por atendimento", explica.

Ao longo de 2014 a Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, realizou cinco ações cívico-sociais odontológicas.

Doação - A programação também contemplou doação de escovas de dentes e cerca de cem pares de chinelos para as crianças, calçado que eles mais usam. As sandálias foram arrecadadas em campanha realizada na escola há alguns meses.

 

Assunto(s): , , ,