COPA 2014

Programa apresenta ações da Força Aérea Brasileira no Mundial

O FAB em Ação destacou duas equipes de jornalismo para mostrar quais serão as atribuições dos militares da FAB em diferentes áreas, do controle do tráfego aéreo à defesa aeroespacial.
Publicada em: 05/06/2014 09:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O FAB em Ação mostra as ações do Comando da Aeronáutica durante a Copa de 2014. Na edição de junho, duas equipes de jornalismo fizeram um giro pelo Brasil para mostrar quais serão as atribuições dos militares da FAB em diferentes áreas, do controle do tráfego aéreo à defesa aeroespacial.

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, cerca de 1.700 controladores de tráfego aéreo de todo o Brasil passaram por treinamento no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Desde 2012, cada profissional acumulou uma média de 120 horas de simulador em cenários críticos específicos para o evento que inicia na próxima semana.

Já no Rio de Janeiro será ativada, a partir do dia 05 de junho, a sala máster de comando e controle da aviação civil brasileira. Localizada no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a sala reúne 17 entidades do setor aéreo e órgãos governamentais com o objetivo de concentrar informação e decisão sobre o setor.

O programa também explica como vai funcionar as áreas de restrição aérea, ativadas no período dos jogos em todas as cidades-sede, e quais aeronaves a FAB vai empregar para a defesa aérea. Você vai ver as imagens do veículo aéreo não-tripulado (VANT) Hermes 900 da FAB que vai reforçar o time de aeronaves escaladas para o evento.

Além disso, o programa também apresenta a preparação dos militares e de agências governamentais que trabalharão no Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) de Curitiba (PR), a única das 12 cidades-sede coordenada pela FAB. Assista ao vídeo:

 

 Para saber mais sobre as ações do Comando da Aeronáutica com a Copa 2014, acesse a versão digital da Aerovisão.