ESPORTE

Sargentos da FAB são destaque em campeonato de orientação

A competição contou com militares das três Forças Armadas e também valeu como seletiva para o Mundial na Áustria
Publicada em: 27/05/2014 14:17
Imprimir
Fonte: CDA

A equipe feminina da Força Aér33º CAMORFA  Acervo dos Atletasea Brasileira (FAB) garantiu o primeiro lugar no 33º Campeonato de Orientação das Forças Armadas (CAMORFA). A competição, realizada em São Pedro da Aldeia (RJ) entre os dias 14 e 24 de maio, foi também uma seletiva para o 47º Campeonato Mundial de Orientação do CISM (International Military Sports Council) que será realizado em julho na cidade de Gussing, na Áustria.

A Sargento da FAB Franciely de Siqueira Chiles garantiu a vaga de 1° reserva para compor a equipe que representará o Brasil no mundial. Já no masculino, o Sargento Cléber Baratto Vidal ficou com 5º lugar geral da competição e também conquistou uma vaga para o mundia.

Mais de 65 militares das delegações da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB participaram da CAMORFA que contou com provas disputadas nas categorias masculina e feminina compostas por quatro percursos, por um teste físico de corrida de 12 minutos em pista de atletismo, e de um teste físico de corrida de 15 Km para homens e 10 Km para mulheres no terreno de orientação.

ORIENTAÇÃO

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria naturez33º CAMORFA  Acervo dos Atletasa como campo de jogo. A característica própria do esporte é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio, o que exige habilidades de orientação, como leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural e manter o controle da distância percorrida.