ESPORTES

Militares da FAB participam de Mundial de Pentatlo na Polônia

A competição conta com 150 atletas de 30 países. Os quatro brasileiros que estão no mundial foram revelados no PentaJovem
Publicada em: 23/05/2014 14:11
Imprimir
Fonte: CDA

Os Sargentos da Força A  érea Brasileira Bianca Cavalcanti e William Muinhos participam do Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, que neste ano é disputado em Drzonków, na Polônia. As disputas começaram na terça-feira (20/05) e duram sete dias com provas de hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Os civis Stephany Saraiva e Felipe Nascimento também representam o Brasil no Mundial, que tem a participação de 150 atletas de 30 países com até 21 anos de idade.

“Essa é mais uma competição importante, mais ainda para nós meninas que ainda não conseguimos uma final nesse mundial. Estamos indo em busca dessa vaga”, disse Bianca, que vem treinando com foco para este torneio. “Espero melhorar meu tempo sempre e estar entre as 36 da categoria”, acrescenta.

Enquanto as duas brasileiras na disputa feminina do Mundial Júnior da Polônia estão estreando na categoria em 2014, entre os homens a situação é outra. O Sargento William Muinhos e o civil Felipe Nascimento já são veteranoso. Já é o quarto Mundial Júnior seguido que eles participam.

O Sargento William é dono de três dessas marcas. Em sua primeira participação na competição, em 2011, na Argentina, o militar se tornou o primeiro pentatleta brasileiro a avançar a uma Final Masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno.

No ano passado, ao lado de Felipe, ele conquistou mais duas façanhas. Na ocasião, em Székesfehérvár, na Hungria, William também disputou a
final, fazendo com que pela primeira vez o Brasil tivesse dois finalistas na disputa masculina de um mundial da modalidade. Ali ele também se tornou o dono do recorde mundial Júnior de série de tiro do evento combinado de tiro a laser e corrida. A inédita marca de cinco acertos no alvo em 8 segundos ainda é dele.

“Mais uma vez espero ir para a Final e conseguir um resultado melhor do que o meu 21º lugar na Argentina em 2011. Treinei bem para isso e sei que uma bo
  a performance está à vista”, avalia.

Os quatro brasileiros que estão no Mundial Júnior da Polônia foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Todos eles também recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Bianca e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).