OPERACIONAL

Esquadrão Harpia realiza treinamento com óculos de visão noturna

Operação segue até junho e capacitará as tripulações do Esquadrão prestar o serviço de Alerta NVG também durante a Copa do Mundo
Publicada em: 19/05/2014 16:47
Imprimir
Fonte: 7º/8ºGAv

Com o objetivo de adaptar pilotos e tripulantes a  o voo com o óculos de visão noturna, o esquadrão Harpia (7°/8°GAV) iniciou no dia 12 de maio em Manaus (AM) a campanha “NVG”. A operação consiste em voos após o pôr do sol, quando os helicópteros do esquadrão operam em noites claras (presença de lua e sem nuvens) ou em noites escuras (céu encoberto) para realizar treinamentos básicos, como decolagens e pousos na pista, e operações complexas, como simulação de um resgate sem qualquer tipo de iluminação artificial.

O óculos de visão noturna utilizado pelo esquadrão, o ANVIS 6, é um equipamento intensificador de luminosidade passivo, que utiliza como fonte a luz natural, por exemplo, a luz da lua e das estrelas; ou luz artificial, como a iluminação de uma cidade, permitindo assim que sejam efetuados resgates no período noturno.

A Força Aérea Brasileira teve o primeiro contato com esse tipo de equipamento na década de 80, e desde então vem desenvolvendo uma doutrina de emprego NVG. Esse tipo de doutrina duplicou a capacidade da Aeronáutica, pois os militares adquiriram a capacidade de voar e realizar resgates a qualquer hora do dia ou da noite.

A campanha será encerrada no início de junho e capacitará as tripulações do Esquadrão Harpia a prestar o serviço de Alerta NVG também durante a Copa do Mundo 2014, estando prontas para realizar um resgate 24 horas por dia.