CONCURSO

Escola Preparatória de Cadetes do Ar abre 180 vagas para 2015

As inscrições começam no dia 16 de maio para alunos com idade entre 14 e 19 anos com ensino fundamental completo
Publicada em: 08/05/2014 10:20
Imprimir
Fonte: DEPENS

Você já pensou em curs  ar o ensino médio em uma das melhores escolas do país (segundo resultados no ENEM/MEC) e ainda estar bem próximo de se tornar piloto da Força Aérea Brasileira? Se esse é o seu objetivo, fique atento ao período de inscrições para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que começam no dia 16 de maio e vão até o dia cinco de junho.

O candidato ao processo seletivo não pode ter menos de 14 anos e nem completar 19 anos até 31 de dezembro de 2015. O concurso é destinado àqueles que possuem ensino fundamental completo e a inscrição deve ser feita no site www.epcar.aer.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto de exame de escolaridade (prova de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. As provas escritas ocorrerão no dia três de agosto de 2014.

Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) na EPCAR, em Barbacena (MG), durante três anos. Os candidatos serão Alunos da EPCAR e  receberão auxílio financeiro, alimentação, moradia na escola, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária durante todo o curso. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno receberá certificado de conclusão do Ensino Médio e do CPCAR.

Os alunos que concluírem o CPCAR com aproveitamento e que forem considerados “APTOS” na Inspeção de Saúde (INSPSAU), no Exame de Aptidão Psicológica (EAP), no Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e no Teste de Aptidão para a Pilotagem Militar (TAPMIL), realizado ao final do CPCAR, poderão concorrer ao número de vagas previsto para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).

Locais de realização das provas: Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Confira o Fab em Ação que mostra o início da carreira de piloto militar na EPCAR: