COMANDO

Em Belém, Primeiro Comando Aéreo Regional recebe novo comandante

Major-Brigadeiro Peclat deixa o cargo depois de uma gestão de dois anos voltada para o âmbito social e segue agora para o Ministério da Defesa
Publicada em: 22/04/2014 15:20
Imprimir
Fonte: I COMAR

A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro Rossato  3S Gilberto Silva/BABEO Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), sediado em Belém (PA), está sob novo comando. Em cerimônia militar, realizada na última quarta-feira (16/04), o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos passou o cargo de Comandante para o Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba. O evento foi realizado no pátio de solenidades da unidade e contou com a presença de autoridades civis e militares locais.

Ao longo dos dois anos em que esteve à frente do I COMAR e também da presidência da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), a gestão do Major-Brigadeiro Peclat foi responsável por uma série de ações relativas à atividade principal da Força Aérea Brasileira (FAB), além de atribuições secundárias, de âmbito social. Durante esse período, foram realizadas duas Ações Cívico-Sociais (ACISO) no interior do Pará, na vila de Curuçambaba e no município de Marapanim, totalizando aproximadamente 13.066 atendimentos de saúde e de cidadania, como orientações sobre benefícios sociais, emissão de documentos, recreação, entre outras atividades. Também foi exercida a responsabilidade histórica do I COMAR através de atividades de resgate da memória de Júlio Cezar Ribeiro de Souza (1843-1887), pesquisador paraense que foi o precursor da dirigibilidade aérea. As ações incluíram palestras do professor Luis Carlos Bassalo Crispino, da Universidade Federal do Pará (UFPA), criação de galeria histórica no hall de entrada do prédio do I COMAR e lançamento de selo em homenagem ao pesquisador paraense.

“Aos integrantes de todas as Unidades da área do I COMAR: comandantes, oficiais, graduados, soldados, civis os meus agradecimentos e reconhecimento de que os senhores e senhoras são os verdadeiros responsáveis por levar a termo todas as realizações deste comando”, declarou o Major-Brigadeiro Peclat em seu discurso de despedida. O oficial general assumiu no dia 3 de abril a Vice-Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

O Major-Brigadeiro Paulo Borba é natural do Rio de Janeiro e assume o comando do I COMAR após exercer o cargo de Comandante da Primeira Força Aérea (I FAE), em Natal (RN).