SOCIAL

“Essa foi a maior doação que ganhamos em 20 anos”, diz Presidente de lar para idosos

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial faz doação de itens de higiene, cobertores, roupas de cama, travesseiros e lençóis
Publicada em: 14/04/2014 13:58
Imprimir
Fonte: DCTA

Presidente do asilo recebe as doações  Wilson Lima / DCTANa tarde da última quinta-feira (10/04), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) fez a entrega dos donativos arrecadados no evento “Dê amor, carinho, respeito e muito mais” ao Lar São Vicente de Paula, em São José dos Campos (SP). Além dos 461 itens de higiene e saúde, também foram doados dezenas de lençóis, travesseiros e cobertores.

Na ocasião, a Banda do DCTA foi até a sede do asilo, no bairro Santana, e fez uma apresentação aos 35 idosos atendidos pela instituição, experiência que alguns deles tiveram pela primeira vez, como é o caso da Dona Isolina: “nunca tinha visto uma banda tocar ao vivo, só pela televisão. Pelo menos alegra a gente um pouquinho”.

O Presidente do Lar São Vicente de Paula, João Carlos Aparecido Machado, que é voluntário do local há 20 anos, explica que o asilo é sustentado por verba municipal, que mantém os 35 funcionários, e uma parcela federal e outra estadual de menor vulto, além das doações da comunidade e da participação em eventos. Dentre os 35 internos, 15 possuem grau de dependência 3, o que significa necessidade de assistência em todas as atividades diárias, e são gastas, em média, 130 fraldas geriátricas por dia. “Essa é a maior doação que recebemos desde que estou aqui, e também é a primeira vez que eles têm a oportunidade de ouvir uma banda tocar. Esse tipo de atividade é muitíssimo importante, ativa a memória e a autoestima”, analisa o Presidente.

O evento “Dê carinho, amor, respeito e muito mais” aconteceu no DCTA no dia 15 de março, idealizado pela esposa do então Diretor-Geral, Eliana Machado. O objetivo foi promover a confraternização entre o público feminino do Departamento em prol de uma causa social.

A escolha da instituição beneficiada, a arrecadação e entrega dos donativos foram coordenadas pelo Núcleo de Serviço Social (NUSESO) do Grupamento de Infraestrutura e Apoio do DCTA.

Assunto(s): , ,