EDUCAÇÃO

ITA recebe alunos aprovados no vestibular

Publicada em: 21/01/2014 16:34
Imprimir
Fonte: DCTA

Pais e alunos lotam auditório Lacaz Neto  1S FélixNo último domingo (19/01) o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deu as boas-vindas aos alunos aprovados no vestibular. A recepção, que lotou o auditório Lacaz Neto, teve como objetivo promover a interação entre professores e alunos, bem como mobilizar os novos discentes para um maior engajamento nas atividades acadêmicas. Além disso, a atividade foi o momento em que os estudantes receberam instruções sobre o cotidiano dentro da instituição.

Entre os estudantes aprovados – 71 deles oriundos da cidade de Fortaleza, no Ceará – o sentimento era de orgulho por fazer parte de uma instituição reconhecida internacionalmente e de expectativa pelos novos desafios que estão por vir. Nos próximos dias, os novos iteanos participarão de atividades de integração ao ambiente acadêmico. Entre elas, estão a tradicional Aula Magna, visitas aos diversos laboratórios, palestras e atividades culturais e esportivas.

Ainda durante este mês e parte de fevereiro, os calouros estarão envolvidos nas atividades do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), instituição responsável por ministrar o treinamento militar necessário à preparação para o oficialato. No CPORAER-SJ, são ofertadas instruções sobre os principais regulamentos militares e de Ordem Unida. As atividades incluem ainda prática de educação física, ambientação à audiência e exercícios de campanha.

Sobre a instituição

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, organização que faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi criado em 1950 e recebeu, este ano, turmas de 170 alunos divididos em cinco tipos de engenharia: civil-aeronáutica, aeronáutica, mecânica-aeronáutica, eletrônica, da computação e aeroespacial. Os estudantes que optarem pela carreira militar são nomeados, no ato da formatura, Tenentes Engenheiros e passam a fazer parte do efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além dos cursos de graduação, o ITA oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A instituição é considerada, inclusive em âmbito internacional, centro de referência na formação e especialização em engenharia.
 

Saiba mais sobre o ITA e os planos de expansão da unidade: