COMANDO

Organizações Militares do Rio de Janeiro e da Região Sul recebem novos comandantes

Publicada em: 13/01/2014 15:50
Imprimir
Fonte:

O Batalhão de Infantaria Especial do Galeão, o 3° Esquadrão de Transporte Aéreo e as Bases Aéreas de Santa Maria e de Florianópolis realizaram cerimônias de troca de comandante no inicio de janeiro. Confira os militares que saem e chegam nessas Organizações Militares  

  BAFL

Desde a última quarta-feira (08/01), a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está sob novo Comando. Em cerimônia militar realizada no pátio da unidade e presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Coronel Aviador Claus Kilian Hardt passou o comando para o Coronel Aviador Sandro Francalacci de Castro Faria. O novo Comandante da BAFL é natural de Belém (PA) e serviu no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República antes de ser designado para o atual cargo.

Fundada em 10 de maio de 1923, a BAFL é das mais antigas do Comando da Aeronáutica. Nela está sediado o Esquadrão Phoenix (2º/7ºGAv), a Prefeitura de Aeronáutica de Florianópolis e um Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). É conhecida em Florianópolis como a “base que abraçou a comunidade”, pelas ações de responsabilidade social desenvolvidas na cidade.

BINFAE-GL e 3° ETAPassagem de Comando do 3º ETA e BINFAE-GL  3S BFT MARLLON

Em cerimônia militar realizada na sexta-feira (10/01), o Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL) e o 3° Esquadrão de Transporte Aéreo (3° ETA), ambos sediados no Rio de Janeiro, receberam seus novos Comandantes. Enquanto o Coronel Marcio Ronaldo Rocha passou o Comando do Batalhão para o Major Manoel Gomes da Silva Neto de Comando do 3º ETA e BINFAE-GL  3S BFT MARLLONQueiroz, no Esquadrão de Transporte assumia o Tenente-Coronel Alexandre Rubiolli Cordeiro no lugar do Tenente-Coronel Maurício Derenne.

O Major Queiroz é natural do Rio de Janeiro, foi comandante do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Santa Cruz (BASC). Seu último cargo foi de Chefe da Seção de Operações do BINFAE-GL.

O Tenente-Coronel Rubiolli é natural de Minas Gerais, foi Comandante do Esquadrão de Comando da BAGL e Chefe da Divisão de Operações do Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN). Sua última função foi de Chefe da Divisão de Operações do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA).

A cerimônia foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).

BASM

Também na sexta-feira (10/01) foi realizada a formatura militar de Passagem de Comando da Base Aérea de Santa Maria (BASM). O Coronel Aviador David Almeida Alcoforado despediu-se da BASM após dois anos no comando da Unidade. O novo Comandante Tenente-Coronel Aviador Ramiro Kirsch Pinheiro é santa-mariense, já serviu no Esquadrão Pantera (esquadrão de helicópteros) de 1993 a 1999 e novamente de 2005 a 2008. Serviu também no Esquadrão Mangrulho (esquadrão de controle e radar) de 1999 a 2003, ambos sediados na BASM. Sua última função foi a de Subcomandante da Base Aérea Brasília.