FUMAÇA

Aeronaves do EDA passam por manutenção

Publicada em: 23/12/2013 14:17
Imprimir
Fonte: EDA

Mecânicos do PAMA-Lagoa Santa na manutenção  Ten Cocate / EDADurante o mês de dezembro, a equipe de mecânicos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) está empenhada na manutenção das aeronaves para garantir o máximo de disponibilidade da frota para o ano de 2014. Os Anjos da Guarda, como também são chamados os especialistas em manutenção de aeronaves da Esquadrilha, estão trabalhando na inspeção de três aviões vindos, recentemente, da unidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) de Gavião Peixoto/SP, após terem realizado serviços de pintura e de instalação do sistema de geração de fumaça.

Paralelamente, dois aviões estão passando pelo trabalho de inspeção programada que consiste em uma manutenção preventiva para checar todos os sistemas da aeronave. O A-29 Super Tucano deve ser inspecionado a cada 300 horas de voo. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça possui onze aeronaves.

Auxiliando nos trabalhos, um grupo de oito graduados do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) também está envolvido nas inspeções. Entre eles, existem cinco especialidades relacionadas às áreas técnicas de: estrutura, eletrônica, elétrica, manutenção de aeronaves e armamento, sendo esta última focada, especificamente, em assentos ejetáveis.
 
“Essa força-tarefa é essencial para que a unidade possa dar continuidade, no próximo ano, ao Programa de Implantação Operacional do A-29 Super Tucano e à formação dos novos pilotos da Esquadrilha, mantendo o alto padrão de segurança de voo, característica marcante da Fumaça”, explica o chefe da seção de Material do EDA, Major Márcio Aparecido Tonisso.

Este ano, a Esquadrilha recebeu mais três pilotos novos que voarão nas posições de nº 3, 5 e 6, dois graduados especialistas nas áreas de Manutenção de Aeronaves e de Serviços Administrativos; e mais quatro soldados para auxiliarem nos trabalhos das seções. A equipe entrou em recesso e, no fim de janeiro, irá retornar os treinamentos com o Super Tucano e dará início à formação dos novos pilotos em suas respectivas posições. Não há, ainda, data definida para o retorno das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.