LOGÍSTICA

FAB participa de fórum sobre indústria de defesa e segurança no RJ

Publicada em: 29/11/2013 14:25
Imprimir
Fonte: COMGAP

A Força Aérea BrasileiraFIRJAN  (FAB) representada pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP) participou na terça-feira (26/11) do Fórum Empresarial de Defesa e Segurança da FIRJAN (FDES) no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é reunir as empresas do setor para debater questões inerentes à defesa, à segurança pública e à soberania do país.

Durante o fórum, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, Comandante-Geral de Apoio, apresentou a palestra “A Logística da Aeronáutica e a Base Industrial de Defesa”. O Oficial-General defendeu o fortalecimento da indústria como estratégia de mobilização em tempo de paz.

“É preciso fomentar a agilidade, a presteza e a capacidade tecnológica da base industrial de defesa, garantindo, dessa forma, uma rápida transição do estado de paz para uma resposta bélica, se for necessário”, explicou o Tenente-Brigadeiro para o público formado por representantes das indústrias fluminenses e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Comandante-Geral de Apoio explicou ainda as características da atuação da FAB com base na Estratégia Nacional de Defesa e no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), contextualizando as necessidades da Força no cenário atual e futuro. Ele também defendeu a implementação dos acordos de offset, ou seja, práticas compensatórias estabelecidas como condição para o fortalecimento da produção de bens, do desenvolvimento tecnológico ou da prestação de serviços, com a intenção de gerar benefícios de natureza industrial, tecnológica ou comercial.

O acordo seria praticado, entre outras formas, ao realizar a transferência para empresas brasileiras do conhecimento tecnológico para realizar a manutenção e reparo de componentes dentro do país.