CERIMÔNIA

Corpo de Jango é recebido com honras de Chefe de Estado na Base Aérea de Brasília

Publicada em: 14/11/2013 10:14
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Os despojos do ex-presidente João Goulart serão recebidos por volta das 12h nesta quinta-feira (14/11) com honras de Chefe de Estado na Base Aérea de Brasília. A cerimônia com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff, ex-presidentes e autoridades conta com uma tropa mista formada por mais de 100 militares da Marinha, do Exército e Aeronáutica.

Após a exumação realizada no cemitério de São Borja (RS), a urna embarcou no avião C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira que decolou às 7h40 da manhã de quinta-feira em direção à capital federal. Peritos também estão a bordo. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos e familiares do ex-presidente João Goulart seguiram em outro C-105 da FAB até Santa Maria (RS), onde embarcaram no avião presidencial até o Distrito Federal.

Em Brasília, o ex-presidente será homenageado com honras militares de recepção e despedida. Ao desembarcar do avião, a urna será conduzida por soldados da Marinha, Exército e Aeronáutica e posicionada na entrada do hangar do Grupo de Transporte Especial (GTE), quando será executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Base Aérea de Brasília. Haverá salva de 21 tiros de canhão.

Após as homenagens, 12 batedores com fuzileiros navais e militares da Polícia do Exército farão a escolta da urna até o Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal, em Brasília, onde será realizada a análise pericial.