SOCIAL

O VI COMAR leva Assistência Médica e Odontológica para cidade do entorno de Brasília

Publicada em: 11/11/2013 14:29
Imprimir
Fonte: VI COMAR

Uma das maiores demandas foi o atendimento pediátrico  Soldado Patrick / VI COMAR

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2013, o Município de Cidade Ocidental, localizado a 48 km de Brasília, contou com a presença de 36 militares da Força Aérea Brasileira, entre médicos e dentistas, através da prestação de assistência médico-odontológica à comunidade local.

A Ação Cívico-Social – ACISO foi promovida pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), como parte das comemorações alusivas ao Cinquentenário de criação da Organização. A ACISO foi um sucesso como relata o Sr Almiro Dias Reis, 62 anos; “É maravilhoso este tipo de ação, seria muito bom se estivesse mais vezes ao ano. Temos falta de médicos e Brasília fica distante para realizarmos consultas médicas”.

Durante os três dias de trabalho, 36 militares atuaram nas especialidades médicas de Cardiologia, Ginecologia, Pediatria e Clínica Médica. Na área odontológica foram disponibilizadas as especialidades de Odontologia Geral e Odontopediatria.
A ACISO só foi possível graças ao apoio do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR), da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde da Cidade Ocidental – GO.

Os trabalhos de prevenção e assistência médico-odontológica foram prestados à população em dois postos de Unidades Básicas de Sáude da Família no Jardim ABC e na Área SQ 19. Já nas escolas, foram realizados atendimentos em duas instalações: Escola Municipal Severiano Pereira Braga, onde foram realizados 300 atendimentos e na Escola Municipal Dom Agostinho Stefan Januszewicz, onde foram realizados 235 atendimentos de aplicação de flúor e ações de prevenção.

A maior demanda de atendimentos foi nas especialidades de Cardiologia e Pediatria, pois o município carece desses especialistas em seus postos de atendimento. “É uma ótima iniciativa da FAB porque não temos cardiologista aqui e temos grande necessidade deste especialista. Há sete anos não vou ao cardiologista”, relata o Sr Antônio Lucio Souza, 57 anos.

Ao término da ACISO, foram realizados 1411 procedimentos médicos e odontológicos e, de acordo com o Tenente Coronel Médico Evandro Souza de Lima - coordenador da Ação. " A missão ACISO no município de Cidade Ocidental é mais um capítulo da história da FAB, no firme propósito de servir à Pátria sempre com a mesma determinação e excelência profissional".