NOVEMBRO AZUL

FAB participa da campanha contra câncer de próstata

Publicada em: 01/11/2013 13:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da campanha internacional Novembro Azul, contra o câncer de próstata. Com um efetivo 87% masculino, a iniciativa pretende alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e incentivar os cuidados com a saúde.

“O homem deve ir periodicamente ao médico e fazer exames, dessa forma a doença é descoberta no começo e aumenta a chance de cura do paciente”, afirma o urologista Capitão Jorge Siqueira do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB). O médico explica que o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas e em estágio mais avançado pode causar problemas urinários, al
ém de disfunção erétil.

Para diagnosticar o tumor, os exames mais comuns são o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Homens com histórico da doença na família devem realizar exames a partir dos 45 anos, os demais após os 50 ou de acordo com orientações médicas.

O tratamento do câncer de próstata depende do estágio do tumor, idade e condições de saúde do paciente. Entre as possibilidades estão as manipulações hormonais, cirurgia, radioterapia, implantação de sementes radioativas na próstata e quimioterapia.

Serviço:

Durante o mês de novembro, a FAB promove cuidados com a saúde masculina. No HFAB haverá palestra sobre o câncer de próstata. O evento para civis e militares ocorre dia 22 de novembro, às 9h30, no próprio hospital. Mais informações: (61) 3364- 7847.