MÊS DA ASA

Veteranos participam de cerimônia em Belém

Publicada em: 25/10/2013 11:20
Imprimir
Fonte: I COMAR

O Primeiro Comando Aéreo Regional (Júlio Cezar Ribeiro de Souza recebe OMA pos-mortem  S2 P.Feitosa/ I COMARI COMAR) realizou na quarta-feira (23/10) uma cerimônia militar em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador, com imposição da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) às personalidades locais agraciadas. Na ocasião, foi entregue a OMA no Grau Grande-Oficial (PostMortem) à Júlio Cézar Ribeiro de Souza, paraense inventor da dirigibilidade dos balões, que no ato foi representado por seu bisneto, Eurico Bentes Costa.

A solenidade contou com desfile da Guarnição de Aeronáutica de Belém, além da participação do Grupo de Escoteiros do Ar Santos Dumont e, pela primeira vez, do grupamento dos veteranos da Força Aérea Brasileira. O grupamento é composto por pilotos, mecânicos, mantenedores e apoiadores de aeronaves como UH-1H “Sapão”, C-95 Bandeirante, C-47 Douglas e, em especial, a aeronave PBY Catalina que, durante a Segunda Grande Guerra, fez o Patrulhamento do Atlântico Sul e contribuiu significativamente para o desbravamento da Amazônia.

“Foi emocionante reviver esse momento tão especial que é desfilar perante a nossa bandeira em comemoração ao dia dos desbravadores do ar. Estar entre colegas de trabalho de uma vida e, acima de tudo, amigos, é algo que marcará a história dos catalineiros da Amazônia”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Catalineiros, Suboficial João Alfredo Oliveira.