INSTRUÇÃO

Controladores do DTCEA Curitiba realizam treinamento em ambiente 3D

Publicada em: 24/10/2013 11:52
Imprimir
Fonte: Seção de Comunicação Social do CINDACTA II

A visualização do operador na Torre de Controle  Ten RugartSimular o espaço físico da torre de controle do aeroporto Afonso Pena em Curitiba (PR) e proporcionar sensação de realidade. Esse foi o objetivo do treinamento em ambiente simulado em 3 dimensões (3D), realizado para os 38 militares da Torre de Controle do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (DTCEA-CT), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

O curso teve início em março de 2013 e foi finalizado na última sexta-feira (18/10). Quatro turmas participaram da instrução em sistema de revezamento. O simulador possibilita que os controladores tenham a visão virtual e digitalizada da pista de pouso e do pátio de manobras, o que instiga o raciocínio lógico de cada militar em tempo integral.

Para os militares, o simulador significou a oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver as habilidades requeridas durante as atividades diárias. Permitiu, também, treinar situações que exigem uma maior atenção, como por exemplo, a interdição da pista principal em casos de obras, emergências, falha de comunicação e incursão em pista.

Segundo os alunos, o treinamento foi fundamental, especialmente pela futura alocação em Curitiba de uma aeronave de Alerta de Defesa Aérea durante a Copa do Mundo de 2014. "Após esta missão, ficou a certeza de que a oportunidade do treinamento, em ambiente simulado no formato 3D, ampliou a visão espacial de cada controlador. Como consequência, todos estão ainda mais preparados para o cumprimento da missão de manter o controle do aeródromo e atuarem diante de diversos cenários.", declarou o Tenente Markus Rugart Dittberner, um dos participantes do curso.