INSTRUÇÃO

Cadetes da AFA realizam exercício de sobrevivência no mar

Publicada em: 24/10/2013 12:07
Imprimir
Fonte: SCS AFA

Os cadetes do 2º ano do Curso de FormO exercício integra a formação dos futuros oficiai  Divulgaçãoação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria realizaram, entre os dias 2 a 20 de outubro, o Exercício de Sobrevivência no Mar na 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Forte dos Andradas) em Guarujá (SP).

A turma (Esquadrão Kratos) foi dividida em grupos de até 28 pessoas, que durante 72 horas permaneceram em alto mar em balsas de sobrevivência, semelhantes às que equipam as aeronaves da FAB que realizam voos sobre mares.

Durante o exercício, os cadetes vivenciaram as adversidades que um sobrevivente em ambiente marítimo enfrenta, como a escassez de água potável e comida, o estresse psicológico, o desgaste físico e a exposição às condições meteorológicas, entre outras. Equipes médica e de resgate estiveram de prontidão durante todo o exercício caso precisassem ser acionadas.

O objetivo do exercício foi colocar em prática o aprendizado de técnicas de sobrevivência após o abandono de uma aeronave por ejeção ou por sinistro no mar. Antes do embarque, os cadetes receberam intensa instrução teórica e prática-orientada na Academia da Forca Aérea (AFA), como abandono de aeronaves, salvamento de afogados, utilização de equipamentos de sobrevivência e procedimentos em bote de emergência.