PAME-RJ

Crianças e professores do Projeto Social Cajuzinho conhecem Fiocruz

Publicada em: 21/10/2013 11:42
Imprimir
Fonte: PAME-RJ

Crianças interagem na célula humana gigante  SO RR Guimarães/PAME-RJEm comemoração ao Dia das Crianças e ao do Professor, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) promoveu um passeio à Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, na terça-feira (15/10). Participaram 55 crianças da comunidado do Caju, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro, que integram o Projeto Cajuzinho, e 20 professores voluntários, civis e militares do efetivo do PAME-RJ, que trabalham no projeto.

Na visita guiada, as crianças conheceram parte da história da cidade do Rio de Janeiro e as razões que motivaram a criação da Fiocruz. Vinculada ao Ministério da Saúde, a instituição, localizada em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é destaque no campo da ciência e tecnologia em saúde na América Latina. O grupo conheceu prédios históricos do antigo Instituto Soroterápico Federal – como o Pavilhão Mourisco, o Pavilhão do Relógio e a CavaCrianças processam as emissões de som e eco  SO RR Guimarães/PAME-RJlariça, e a vida de dois grandes bacteriologistas brasileiros, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. No Museu da Vida, as crianças aprenderam brincando sobre a propagação do som, sobre a geração da energia elétrica e como é uma célula do corpo humano internamente.

Para Marlon da Silva Magalhães e Natã Lima da Cruz, ambos com 10 anos de idade, o que eles mais gostaram foi conhecer a história da Fundação, sobre a vida de Oswaldo Cruz e do espaço com atividades interativas. "Tinha um brinquedo lá que a gente falava baixo e o outro escutava do outro lado", declarou Marlon entusiasmado.

A programação do dia encerrou nas dependências do PAME-RJ com jogo de perguntas e respostas, desafios de matemática, lógica e caça ao tesouro.

Saiba mais sobre o Projeto Cajuzinho - O Projeto Cajuzinho faz parte do programa “Segundo Tempo – Forças no Esporte”, desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, e tem o objetivo de promover a inclusão social por meio de práticas esportivas. Por meio da parceria com escolas da região e do trabalho de voluntários, o projeto também oferece reforço escolar para as disciplinas de português e matemática. Além disso, o PAME-RJ proporciona passeios culturais, palestras sobre promoção da saúde e bem-estar social, acompanhamento psicopedagógico e aulas de educação moral e cívica.

imagens/original/19083/img_0714.jpg