CIDADANIA

Esquadrilha da Fumaça faz parte do projeto “Disciplina e Cidadania”

Publicada em: 06/09/2013 10:41
Imprimir
Fonte: EDA

“Achei a Esquadrilha da Fumaça tão interessante que me incentivou até a ser piloto”. A afirmação foi feita pela estudante Elen Caroline Teodoro, de 14 anos, durante visita de sua escola ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) nesta quarta-feira (14). A Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Nascimento Guerreiro, de Santa Cruz dos Palmeiras (SP), compareceu ao EDA com um grupo de 46 alunos, entre 14 e 16 anos de idade, para assistir a uma apresentação sobre a história da Esquadrilha e conhecer o Salão Histórico e o hangar do Esquadrão.

O professor de História, responsável pelo grupo, Lourival Donizete Salvino, explica que a visita faz parte do “Projeto Disciplina e Cidadania”, em que os estudantes aprendem valores militares no dia a dia da escola, como, por exemplo, conhecimentos sobre civilidade e ordem unida. “Essas informações são complementadas com visitas a instituições militares, como esta à Força Aérea Brasileira, o que auxilia no rendimento escolar pela disciplina que apresentam durante as aulas e nos estudos”. As formas de ingresso às Forças Armadas também são expostas aos alunos, iniciativa que já mostrou resultado com o estudante Felipe Gabriel da Silva, de 14 anos. “Achei tão legal ser militar que vou prestar, com certeza, concurso no futuro”.

A Esquadrilha da Fumaça atualmente está em processo de transição para a nova aeronave A-29 Super Tucano e a agenda de apresentações está suspensa.