VISITA DO PAPA

FAB está preparada para atuar no evento que deve reunir 2 milhões de pessoas

Publicada em: 08/07/2013 15:46
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Fonte: CGNA

Nem bem terminou a Copa das Confederações e o Brasil já se prepara para receber mais um evento de grande porte. Entre os dias 23 e 28 de julho, cerca de 2 milhões de pessoas estão sendo esperadas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, que vai contar com a visita do Papa Francisco.

A circulação de um número maior de pessoas no país gerou a necessidade de planejamento em diversos setores. Com o gerenciamento do tráfego aéreo, não foi diferente. Contando com a previsão de aumento de demanda dos movimentos aéreos durante eventos desse porte, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), elaboraram um Plano de Ação para Grandes Eventos.

Produzido desde 2011, o documento prevê todas as ações dos órgãos de controle e gerenciamento do tráfego aéreo antes e durante a realização da Copa das Confederações 2013, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Para cada um dos eventos foi prevista a elaboração de um guia de consulta sobre as alterações no espaço aéreo durante os jogos para orientar os usuários da aviação. Além disso, durante o momento em que perduram essas alterações, uma Sala Master de Comando e Controle é ativada no CGNA para gerenciar o fluxo de informações entre a aviação civil e a militar, e agilizar a tomada de decisões.

O Centro ficou responsável ainda por coordenar os principais aeroportos envolvidos em cada um dos eventos, garantindo que a capacidade operacional desses aeródromos não seja ultrapassada, e evitando, assim, possíveis atrasos e cancelamentos de voos.

Áreas de exclusão do espaço aéreo

Seguindo os critérios de segurança adotados mundialmente e a manutenção dos níveis dos serviços de tráfego aéreo prestados, o DECEA e o CGNA, juntamente com o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), estabelecem áreas de exclusão em determinadas regiões  do espaço aéreo para cada um dos eventos.

Na Copa das Confederações, as áreas foram traçadas a partir dos estádios onde ocorreram as partidas, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador. As áreas, divididas entre Reservada, Restrita e Proibida, foram ativadas sempre uma hora antes do início das partidas e desativadas quatro horas após o começo dos jogos.

A Área Reservada (também chamada de Área Branca) corresponde aos limites laterais e verticais da área terminal de cada uma das cidades. Nela ficaram proibidos voos de treinamento, atividades de paraquedas, ultraleve, dentre outros. A Área Restrita (ou Área Amarela), no raio de cerca de 14 km ao redor do estádio, só pode ser utilizada por aeronaves comerciais, além daquelas envolvidas nos eventos, como as que transportaram as seleções de futebol. Já na Área Proibida (Área Vermelha), que corresponde a 7,4 km do entorno do campo de futebol, foram permitidas somente aeronaves previamente autorizadas pelo COMDABRA.

Já para a JMJ, as áreas de exclusão foram pensadas a partir dos principais locais que serão frequentados pelo Papa e seus fiéis, como a área de Guaratiba, o bairro de Copacabana e a comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, e a cidade de Aparecida, em São Paulo.

Durante o período de ativação das áreas, as aeronaves que desrespeitam as restrições e de proibições estão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). No dia da abertura da Copa (15), em Brasília, um bimotor foi interceptado pelo órgão de defesa aérea depois de entrar na Área Branca. No dia seguinte (16), um helicóptero de turismo foi interceptado, no Rio de Janeiro, também por adentrar em uma área reservada.

Sala Master de Comando e Controle

Durantes vinte dias ininterruptos, representantes de diversos órgãos de governo do Brasil estiveram reunidos na Sala Master de Comando e Controle da Copa das Confederações que funcionou no CGNA, no Rio de Janeiro. O centro de comando foi ativado dia 13 de junho, dois dias antes da abertura do evento e desativou-se no dia 02 de julho, dois após o encerramento da Copa.

Durante o período de ativação das áreas de exclusão do espaço aéreo, nos dias de jogo, o monitoramento e o gerenciamento das aeronaves que circularam nestas áreas foram feitos a partir da Sala Master. O espaço montado serviu de elo entre o trabalho feito no salão operacional do CGNA, que gerencia durante 24 horas o fluxo da circulação aérea geral, e as informações passadas pelos demais órgãos envolvidos no evento esportivo.

“A Sala Master acabou contribuindo para facilitar o trabalho do dia a dia do CGNA, pois foi estabelecido um canal entre o salão operacional e a sala de controle”, explicou o Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, chefe do CGNA, referindo-se ao trabalho que é feito diariamente pelo Centro.

Dentre os profissionais envolvidos, estavam civis e militares do CGNA, do DECEA, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Comitê Organizador Local da Copa das Confederações (COL), do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), do Exército Brasileiro, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Polícia Federal, da Receita Federal e do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

Auxiliados por telões que mostravam detalhes da situação de pistas, pátio e terminais dos aeroportos das cidades-sede, imagens de radares com informações de voo e o posicionamento de aeronaves, além de dados meteorológicos, os profissionais puderam ter uma visão globalizada das situações, o que auxiliou no caso da necessidade da tomada de decisão de forma colaborativa.

A mesma sala será reativada entre os dias 14 e 30 de julho, para monitorar as demandas durante a JMJ. “A Sala Master para a Jornada da Juventude Católica também tem o mesmo objetivo. Vamos focar todas as nossas atenções a mais esse grande evento que será a vinda do Papa à cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o chefe do CGNA.

Aeroportos coordenados
Por solicitação da Infraero, o CGNA coordenou trinta e dois aeroportos brasileiros durante todo o período em que a Sala Master esteve funcionando no evento esportivo. Quando um aeroporto é coordenado, são estabelecidos intervalos de tempo para as operações de pouso e decolagem de todas as aeronaves que operam no aeroporto. Esses intervalos são conhecidos como slots ATC. Todos os aviões que pousam e decolam neste aeródromo precisam dessa obtenção de slot.

A coordenação visa manter o equilíbrio entre a demanda de voos e as capacidades dos aeroportos, mantendo o sistema aeroportuário capaz de absorver o crescimento dos movimentos aéreos durante o evento esportivo.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, serão coordenados sete aeroportos dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. O período de coordenação vai do dia 15 de julho a 04 de agosto.