COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Base Aérea do Galeão recebe delegações

Publicada em: 13/06/2013 15:46
Imprimir
Fonte: BAGL

A Base Aérea do Galeão (BAGL), sob coordenação geral do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), é a unidade responsável pela organização e execução do receptivo das delegações que chegam ao Rio de Janeiro para a Copa das Confederações.

As seleções da Itália e México já desembarcaram para os jogos no Terminal de Passageiros da BAGL, onde os militares da Força Aérea Brasileira trabalharam em esforço conjunto com a Polícia Federal, Infraero, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO). Essas ações em conjunto possibilitaram que o tempo de desembaraço alfandegário de cada comitiva fosse de 14 minutos e 58 segundos.

Estrutura de atendimento às delegações

Uma estrutura de comando e controle (Centro de Operações - CEOP), composta por militares e membros das instituições governamentais, foi ativada para prestar o apoio adequado às delegações. No CEOP, todas as informações referentes ao evento são concentradas e de lá são emanadas as determinações e atribuições dos setores responsáveis pela segurança e defesa, coordenação de pátio, logística e recepção. Equipes de receptivo, compostas por militares da BAGL e outras organizações da guarnição do Galeão, são alocadas em cada ponto de trânsito das delegações e alimentam o CEOP com as informações obtidas durante a ação.
Para prover a segurança necessária durante os dias de envolvimento, a BAGL reforçou o controle de acesso e a segurança das instalações, fiscalizando e apoiando os procedimentos de varredura previstos às escoltas e aos comboios dos dignitários e das delegações, além de coordenar as atividades de policiamento, trânsito e estacionamento de veículos.