EDUCAÇÃO

Colégio da FAB participa de simpósio de ciências no RJ

Publicada em: 05/06/2013 15:44
Imprimir
Fonte: III COMAR

Um trabalho científico realizado pelo Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), instituição de ensino mantida pela Força Aérea Brasileira (FAB), obteve menção honrosa no III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, realizado no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). O trabalho intitulado "Projeto Extração de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas" obteve o primeiro lugar na categoria Pôster Ciência e Meio Ambiente. O simpósio foi realizado nos dias 16 e 17 de maio.

O projeto é coordenado pelo Suboficial Marcelo Delena Trancoso, professor de Química do CBNB, e tem a participação de quatro alunas da primeira série do Ensino Médio. A pesquisa consiste em demonstrar a obtenção de óleos essenciais de plantas aromáticas, que podem ser extraídos de raízes, caules e folhas. Esses óleos possuem grande importância industrial e podem ser empregados nas indústrias de perfumaria, cosméticos, alimentos e farmacêutica, sendo geralmente os componentes de ação terapêutica de plantas medicinais. A extração desses óleos é realizada pelas alunas que trabalham no projeto, cujas atividades são desenvolvidas no laboratório de Química do Colégio.

Outros dois trabalhos científicos realizados pelo CBNB foram apresentados no simpósio: “Modelagem dos vírus da Aids, da Dengue, da Hepatite B e do HPV”, coordenado pelo professor de Matemática, Edison de Sousa, junto a alunos do Ensino Médio; e “Coleta do óleo usado: preservando o meio ambiente e demonstrando a importância das práticas de química no ensino de ciências”, coordenado pelo Suboficial Marcelo Delena Trancoso.