SAÚDE

Hospital de Aeronáutica de Manaus completa 10 anos de atuação na Amazônia Ocidental

Publicada em: 08/05/2013 11:00
Imprimir
Fonte: VII COMAR

O Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) completou, na sexta-feira (03/05), uma década de criação. Para celebrar a data foi realizada uma solenidade militar no pátio da Unidade. Na ocasião, estiveram presentes comandantes de diferentes Organizações Militares (OM) da área do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR).

O HAMN celebrou dez anos de sua ascensão à categoria de hospital. No entanto, suas atividades tiveram início ainda na década de 1970, quando foi criada a Base Aérea de Manaus (BAMN). 

“Esse hospital se iniciou com a vinda do primeiro Médico de Esquadrão para Manaus. Mais tarde, caminhou de Esquadrilha de Saúde a Núcleo de Hospital de Aeronáutica, em 1988. Finalmente, em 2003, se transformou em Hospital de Aeronáutica”, explicou o atual Diretor do Hospital, Tenente-Coronel Médico Júlio Cesar de Lima Nogueira.

A unidade também participa de missões como as Ações Cívico-Sociais (ACISO) e Evacuações Aeromédicas (EVAM). No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, 26 pessoas já foram atendidas em operações desse tipo, em diferentes regiões da Amazônia Ocidental.

A expectativa para os próximos anos é a realização de obras de infraestrutura e ampliação na capacidade de atendimento do hospital. “A meta é aumentar a capacidade de leitos do hospital de 30 para 41”, destacou o diretor.